Tecnologia da Informação

Ifac vai lançar novo sistema para disponibilizar editais

publicado: 19/01/2023 13h58, última modificação: 20/01/2023 15h42
Objetivo da mudança é melhorar a experiência das pessoas que acessam o site institucional
telas_editais-Page-1.jpg

Com o objetivo de melhorar a experiência das pessoas que acessam o site, o Instituto Federal do Acre vai lançar um novo sistema de editais nesta sexta-feira, 20. O sistema foi pensado para facilitar a localização dos editais para o público interessado em ingressar na instituição.

O sistema anterior agrupava os documentos de acordo com o setor a partir do qual ele era originado. Desta forma, uma pessoa que entrava no site do Ifac em busca do edital do processo seletivo de cursos técnicos, por exemplo, tinha que acessar a página de editais, clicar em “Ensino”, referente à Pró-Reitoria de Ensino, depois escolher o ano de publicação do documento e então poderia localizar o edital.

A solicitação para a mudança do portal público dos editais partiu justamente da Proen que vinha recebendo reclamações de pessoas com dificuldades de encontrar os editais dos processos seletivos, conforme explicou o coordenador de Sistemas de Informação (Cosis) do Ifac, Rennan Lima, responsável pela criação do novo sistema.

“O antigo [sistema] dificultava a localização dos editais de processo seletivo, além de requerer de quem buscava um edital ter um prévio conhecimento sobre a estrutura organizacional do Ifac”, destacou.

Acesse o novo portal de editais do Ifac: https://editais.ifac.edu.br/

Nova estrutura – No novo sistema, todos os editais estarão agrupados conforme o foco do documento e seu público alvo, através de cinco perfis: Quero estudar no Ifac, Quero trabalhar no Ifac, Sou estudante do Ifac, Sou servidor do Ifac e Quero ser parceiro do Ifac. Os editais serão indicados por cada setor, o que significa que um edital poderá estar associado a mais de um perfil.

Com isso, caso uma pessoa queira ingressar em um curso no Ifac, bastará acessar o site de editais e selecionar o perfil “Quero estudar no Ifac”. Nesta categoria estarão agrupados todos os editais de processos seletivos para novos alunos. Dessa forma, o usuário poderá buscar o edital conforme o interesse.

“Além disso, ficará mais fácil saber quais editais estão abertos, quais foram encerrados e quais tiveram alterações com a publicação de um novo arquivo, como o resultado ou uma retificação. O portal ainda permitirá filtragem por editais “abertos” e “encerrados” e uma pesquisa pelo nome ou descrição do edital ou do arquivo”, garantiu o coordenador de Sistemas de Informação.

editais_antigo.png

Antigo sistema de editais do Ifac

telas_editais-Page-2.jpg

telas_editais-Page-3.jpg