Campus Rio Branco

Oficina discute metodologias ativas como estratégia de ensinagem

publicado: 30/03/2023 14h16, última modificação: 30/03/2023 14h17
Atividade foi ministrada durante o II Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica, organizado pelo Instituto Federal do Acre
imagens_materias_capa (28).png

Com foco em ampliar as discussões sobre as abordagens metodológicas na educação, o II Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica contou com a participação da docente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Ana Sara Castaman, para ministrar a oficina “Painel integrado: uma estratégia de ensinagem”.

A atividade, que aconteceu no dia 23 de março, abordou como o uso da metodologia ativa “painel integrado” contribui para o processo de produção de conhecimento dos estudantes e reflete a diversidade de possibilidades no trabalho pedagógico de docentes.

Considerado como metodologia ativa na educação, o painel integrado possibilita o estudo de materiais com diversidade de informações e a produção de conhecimento, a partir do intercâmbio de ideias e da colaboração dos estudantes em sala de aula.

WhatsApp Image 2023-03-30 at 12.09.27.jpeg

Para a professora Ana Sara Castaman, um dos papéis do docente é estar em constante formação, conhecendo novos processos e estratégias ensino, já que o público em sala de aula tem se modificado. “As abordagens que utilizamos em sala de aula também precisam ser alteradas. E as metodologias ativas, que não compreendem em uma estratégia nova de ensino, podem ser adaptadas como opções nesse processo de produção de conhecimento”.

Em relação à Educação Profissional e Tecnológica, a palestrante ressalta que os estudos e pesquisas relacionados às metodologias ativas ainda são recentes. “Ainda estamos estudando, compreendendo as possibilidades, mas percebo que o professor em sua prática pedagógica deve sempre ter como foco a produção do conhecimento do estudante. É dessa maneira, que o docente irá buscar as melhores estratégias de ensino, pensar em alternativas distintas, como também resgatar e ressignificar metodologias já utilizadas em sala de aula”.

WhatsApp Image 2023-03-30 at 12.09.27 (1).jpeg

Atividade em formato presencial e online

Assim como as demais atividades ministradas durante o II SinmaEPT, a oficina realizada pela professora Ana Sara Castaman aconteceu de forma presencial e também foi transmitida ao vivo pelo YouTube. Devido ao formato híbrido ao longo de todo o evento, foi possível que participantes de diversos estados brasileiros integrassem as atividades realizadas em Rio Branco.

Docentes, pesquisadores e estudantes da área educacional do Pará, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Rondônia e Brasília, por exemplo, marcaram presença no evento durante as transmissões online.

A participante Melissa Abrantes, que integrou de forma online a oficina ministrada pela professora Ana Sara, destacou como o aprendizado das metodologias contribui para perceber as mudanças no processo de ensino-aprendizagem. “​Entender essas abordagens nos faz perceber as mudanças do perfil/papel do professor e do estudante, bem como nos leva a refletir qual papel/perfil estou exercendo e em qual de fato gostaria de estar”.

Antonia Romanowski​, que também estava entre as participantes da oficina na transmissão pelo YouTube, comentou sobre sua experiência com a metodologia ativa “painel integrado”. “Esse trabalho fica ótimo, porque os alunos ficam interessados no que vai acontecer depois”.

WhatsApp Image 2023-03-30 at 12.10.35.jpeg

O II Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na EPT foi organizado pelos docentes do Ifac, Cleilton Sampaio, José Júlio César, Ricardo Pereira, Luís Antônio de Pinho e Vilma Siegloch. O evento contou com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifac).

Ao todo, o II SinmaEPT recebeu mais de 10 mil inscrições. Por ter sido realizado no formato híbrido, é possível assistir às palestras, mesas redondas e oficinas ministradas durante o evento e que estão disponíveis no YouTube, pelo link: https://www.youtube.com/@SIMAEPTSIMPOSIO.