Notícias

Audiência em Brasília com Ministro da Educação

publicado: 15/09/2021 13h57, última modificação: 15/09/2021 13h57
Reunião Ministro_14.09.jpg

(Foto: Luis Fortes/MEC)

Em audiência realizada nesta terça-feira (14/09), em Brasília, a reitora Rosana Cavalcante dos Santos, apresentou ao Ministro da Educação, Milton Ribeiro, as demandas para expansão e consolidação do Instituto Federal do Acre (Ifac).

Durante a audiência a reitora Rosana Cavalcante realizou a apresentação sobre a instituição e lembrou que, em junho deste ano, o Ifac completou 11 anos com oferta de Educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

Presentes à audiência o coordenador da bancada do Acre, Senador Sérgio Petecão, o Secretário da SETEC/MEC, Tomás Sant'Ana, e o Diretor de Desenvolvimento da Rede Kedson Raul. Acompanhando a reitora Rosana Cavalcante estiveram em Brasília o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodin), Ubiracy Dantas, e o Assessor Especial da Reitoria, Jefferson Amim.

Ao final da audiência a reitora Rosana Cavalcante avaliou como muito produtiva o diálogo com o ministro Milton Ribeiro. "Esta audiência foi muito produtiva, e estamos confiantes que as ações de expansão do Ifac no Acre seguem com o apoio de vários setores. E nesta audiência com o ministro Milton Ribeiro, conseguimos demonstrar a importância da instituição desde a sua instalação no Acre, em 2010".

Obras concluídas e em execução - Rosana Cavalcante destaca que, mesmo durante a pandemia, o Ifac tem mantido o cronograma de execução de obras nos seis campi. "Estamos preparando a inauguração de várias obras realizadas neste momento de pandemia, cujo trabalho vem sendo acompanhada pela equipe da Diretoria de Obras e Infraestrutura".

Até o momento, a instituição já investiu cerca de R$ 18 milhões em reformas e novas construções com recursos do próprio do Ifac, emendas parlamentares e de termos de execução descentralizada (TEC) repassados pelo Governo Federal. "No período de 2020 e 2021, várias obras já foram concluídas e outras estão em fase de conclusão, o que reflete o compromisso em materializar as propostas e ações já previstas pela gestão".

Dentre as obras concluídas estão a construção do refeitório, cozinha e área de convivência do campus Tarauacá; a construção da fase 1 da quadra poliesportiva do campus Tarauacá; a aquisição de equipamentos e instalação de usinas de energia solar no campus Rio Branco; a construção de laboratório sensorial e de vendas e reforma do auditório do campus Xapuri; a reforma e construção de depósito no campus Sena Madureira; a reforma da fase 2 do campus Baixada do Sol; e a reforma do Laboratório IFMaker do Campus Rio Branco.

Estão em fase de execução, dentro do planejamento, a reforma e ampliação do campus Cruzeiro do Sul; a construção de sede própria da Reitoria; e a adequação de iluminação externa do campus Rio Branco.