Agenda com SEE abre diálogo para formação de professores indígenas

publicado: 01/11/2022 13h43, última modificação: 01/11/2022 13h43
Reunião SEE_Reitoria (1).JPG

Em agenda realizada na segunda-feira (24/10), a reitora Rosana Cavalcante dos Santos esteve reunida com servidores Charles Falcão e Altenor Júnior, do Departamento de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), quando foram apresentadas propostas para futuras parcerias visando formação pedagógica de professores indígenas.

Durante a reunião os servidores da SEE apresentaram uma síntese das atividades desenvolvidas no Departamento, com o atendimento das 150 escolas indígenas que funcionam em 12 municípios acreanos. Nestas escolas, 537 professores indígenas oferecem o Ensino Infantil e Médio, mas que atualmente existe a necessidade de formação pedagógica para cerca de 133 professores.

Diante desta realidade, a Secretaria de Educação vem buscando alternativas para futuras parcerias e o Instituto Federal do Acre, que já é parceiro do Estado em várias ações, é uma das primeiras instituições a ser visitada pelos servidores do Departamento de Educação Escolar Indígena.

A reitora Rosana Cavalcante destacou que o Ifac tem o maior interesse em contribuir, informando que o Campus Baixada do Sol, ao ser transferido para a Estrada Transacreana, terá uma infraestrutura adequada para a realização de ações que possam contribuir para a formação pedagógica.

Após a reunião ficou definido que será realizada reunião específica para tratar do tema com a participação da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e o Departamento de Educação Escolar Indígena, para apresentação da demanda e da possiblidade de parceria, visando atender a formação pedagógica dos professores indígenas.