Ouvidoria

 

Apresentação

 

A Ouvidoria do Ifac (OUVID) é unidade setorial do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal - SISOuv (art. 2º, inc. I e art. 6º, inc. II, Decreto nº 9.492/2018), estando sujeita à orientação normativa e à supervisão técnica da Ouvidoria-Geral da União (OGU), instância representativa do Ministério da Controladoria-Geral da União (CGU), órgão central do sistema.

Como instrumento típico de Estado democrático, a OUVID é uma instância de participação social e de mediação, encarregada pela interlocução entre o IFAC e os usuários dos serviços públicos prestados pela autarquia que necessitem de intermédio para algum tipo de atividade, sejam eles pessoa física ou jurídica, que façam parte do público interno (estudantes, servidores, contratados e colaboradores terceirizados) ou público externo (comunidade, pesquisadores, empresas, órgãos públicos, organizações não governamentais, sindicatos, etc).

A OUVID é responsável por receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões, solicitações de informação e pedidos de simplificação referentes a procedimentos e ações de agentes públicos e unidades do IFAC.

 

Tipos de manifestação de ouvidoria

Sugestão: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados.

Elogio: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido.

Solicitação: requerimento de adoção de providência por parte da Administração.

Reclamação: demonstração de insatisfação relativa a serviço público.

Denúncia: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.

Simplifique!: solicitação para simplificar os serviços prestados por qualquer órgão ou entidade federal.

 

Faça sua manifestação aqui

Caso você tenha uma dessas seis manifestações a fazer, acesse o Fala.BR. O sistema funciona 24h, permite acompanhar o andamento de uma manifestação já cadastrada. Para utilizar o Fala.BR, não é necessário se cadastrar. Porém, quem realiza o cadastro tem acesso ao histórico das suas manifestações.

 

Contato e estrutura da OUVID

Clique aqui e conheça o Quem é quem da OUVID.

 

Quer saber sobre pedido de acesso à informação?

Acesse a página do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) do Ifac.

 

 Sugestão: Envie uma ideia ou proposta de melhoria dos serviços públicos.Denúncia: Comunique um ato ilícito praticado contra a administração pública.Elogio: Expresse se você está satisfeito com um atendimento.Reclamação: Manifeste sua insatisfação com um serviço.Simplifique: Sugira alguma ideia para desburocratizar o serviço público.Solicitação: Peça um atendimento ou uma prestação de serviço.