Agenda com a Sepa abre perspectivas de parcerias

publicado: 02/11/2022 12h40, última modificação: 03/11/2022 00h12
Parceria_Sepa.jpeg

Com a mudança do Campus Baixada do Sol, do atual endereço no bairro Sobral, para a AC-90, conhecida como Rodovia Transacreana, a Reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, tem ampliado diálogos com o Estado, visando ampliar parcerias com o objetivo de oferecer qualificação profissional e realização de pesquisa aplicada, com vistas ao avanço da produção agrícola e agronegócio no Acre.

A mais recente ação foi a reunião realizada na segunda-feira (31/10), com o Secretário da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), Edivan Maciel, tendo como agendas a possibilidade de assinatura de Acordo de Cooperação, visando ampliar a oferta de estágio ao estudantes do campus, apoio técnico aos produtores rurais que residem no entorno da nova sede da unidade, além de utilização dos diversos espaços da antiga Escola da Floresta, ampliados e reformados pelo Ifac, com recursos próprios e provenientes de emendas parlamentares.

Com cerca de 450 hectares, a área do novo campus, após a conclusão de todas as fases de obras, contará com salas de aulas, auditório, laboratórios, biblioteca, depósitos, salas administrativas, salas multiuso, estacionamento, além de área experimental, que serão utilizadas nas atividades práticas dos cursos técnicos subsequentes de Agroecologia, Recursos Pesqueiros, Zootecnia, e do curso de pós-graduação em Agricultura Familiar, ofertados no campus.

Parceria_Sepa.jpg

Rosana Cavalcante destacou que o campus Baixada do Sol, recém transformado em campus agrícola, com as reformas que estão sendo realizadas, contará com instalações que irão garantir uma educação ainda mais adequada para o desenvolvimento de pesquisa, extensão e ensino, voltadas para a produção agrícola, agronegócio e produção familiar ao longo da Transacreana.

O secretário Edivan Maciel disse que a agenda é importante porque une o ensino e a pesquisa com a difusão de tecnologia, assistência técnica e extensão rural. O Ifac, de acordo com o secretário, como instituição formador de profissionais e gerador de conhecimento pode contribuir com a Sepa, no sentido de ampliar a difusão de informações aos produtores que precisam de assistência técnica e extensão rural e que encontram-se no eixo da Rodovia Transacreana, a maior extensão rural do município de Rio Branco.

Após a reunião, ficou definida, como primeira ação, uma visita técnica com as equipes do Ifac e Sepa, a ser realizada na manhã desta quinta-feira (03/11), para que o secretário e técnicos possam conhecer a infraestrutura do espaço. A visita será acompanhada pelo diretor geral do campus Baixada do Sol, prof. Mário Fadell e também pelo Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Ubiracy Dantas, que acompanhou a reunião no Gabin, e é responsável pela elaboração dos acordos de cooperação.