Curso Superior de Agroecologia será ofertado em Santa Rosa do Purus

publicado: 22/09/2022 18h42, última modificação: 22/09/2022 18h42
Vereadoras_Santa Rosa (1).JPG

O Instituto Federal do Acre (Ifac) cumprindo sua missão de expandir os cursos superiores para os municípios isolados, está finalizando as ações para a oferta do Curso Superior de Agroecologia no município de Santa Rosa do Purus.

Com este objetivo as vereadoras daquele município, Meire Araújo e Sandra Santos, foram recebidas em agenda na Reitoria, nesta quinta-feira (22/09), pela reitora Rosana Cavalcante dos Santos e pelos Pró-reitores de Ensino (Proen), Lucilene Acácio, e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodin), para acompanharem as ações que estão sendo desenvolvidas pela instituição para a oferta do primeiro curso superior do Ifac no município.

Conforme Termo de Cooperação assinado no dia 02 de setembro deste ano com a prefeitura municipal de Santa Rosa do Purus, o Instituto Federal do Acre (Ifac) irá ofertar turma especial do Curso Superior Tecnologia em Agroecologia, na forma presencial, no município, com 40 vagas, bem como disponibilizar docentes e técnicos necessários oferta do curso, dentre outras ações de responsabilidade da instituição.

A oferta do curso no município esta sendo discutida em reuniões realizadas com instituições de Santa Rosa do Purus, inclusive com a realização de audiência pública no município. A realização do curso pelo Ifac, será viabilizada através de emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão.

Durante a reunião, a pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio, disse que a Proen está finalizando a organização para que o processo seletivo ocorra no mês de novembro.

Ainda na reunião a reitora Rosana Cavalcante esclareceu que está sendo elaborado, dentro do plano de trabalho, e do planejamento da instituição, a realização do processo seletivo, a matrícula dos aprovados e a aula inaugural. "As equipes da Proen e Prodin estão trabalhando para que todas as ações sejam realizadas, cumprindo o que estabelece o plano de trabalho para que, em 2023, o curso seja realizado de forma presencial em Santa Rosa do Purus", disse a reitora.

Ao final da reunião, a vereadora Meire Araújo, fez questão de reafirmar que a oferta do curso de Agroecologia para o município de Santa Rosa do Purus é "um sonho da comunidade que está sendo realizado através do Ifac".