Notícias

Movimento Estudantil

Ifac empossa nova gestão do DCE

publicado: 25/11/2025 21h55, última modificação: 25/11/2025 21h55
IMG-20251125-WA0058(1).jpg

Na manhã desta terça-feira, 25.11.2025, ocorreu, na reitoria do Instituto Federal do Acre (Ifac), a cerimônia de posse da nova gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE). 

Na ocasião, estiveram presentes o reitor do Ifac Fábio Storch de Oliveira, o presidente do DCE da Universidade Federal do Acre (UFAC), Rubisclei de Abreu, estudantes, gestores, representantes de outras instituições, servidores e o presidente do DCE do Ifac, João Bosco.

João Bosco, emocionou os presentes ao discursar sobre a responsabilidade e a entrega voluntária ao trabalho do Diretório. Ele destacou que a recompensa de sua atuação vem em forma de reconhecimento e na possibilidade de transformar a vida dos estudantes.

 

“A gente não recebe nada. O que a gente recebe, na verdade, é um sentimento de gratidão quando conseguimos ajudar alguém, quando fortalecemos o ensino de cada estudante que alcançamos”, afirmou Bosco.

Relatou, também, o compromisso do DCE em orientar estudantes que enfrentam dificuldades burocráticas, como a leitura de editais de auxílio, evitando que desistam dos estudos ou percam oportunidades.

Além disso, Bosco compartilhou como a paternidade moldou sua visão sobre responsabilidade e futuro:

“Depois que você tem uma família, quem é pai, quem é mãe, vê o mundo diferente. Estar à frente do DCE é muito gratificante. Não é fácil, não é pago, é voluntário. Mas meu compromisso é dar o meu melhor.”

Ele lembrou ainda dos desafios enfrentados nas primeiras eleições, a rejeição inicial e o reconhecimento conquistado posteriormente.

Gestão aberta ao diálogo - O reitor do Ifac, Fábio Storch, parabenizou a nova gestão e reforçou o compromisso institucional com o diálogo.

 

O gestor relembrou momentos importantes, como a participação marcante do IFAC em eventos estudantis nacionais, e destacou Beatriz, integrante da gestão anterior, pelo apoio e dedicação contínua ao movimento.

Em seu discurso, salientou a importância de manter uma relação transparente e construtiva entre Reitoria e DCE:

“Nem sempre vamos conseguir resolver todas as demandas, às vezes por força de lei, às vezes pela burocracia. Mas se tem algo que não deve faltar é boa vontade para sentar, conversar e ir até os estudantes. É muito mais difícil para eles virem até nós.”

O reitor afirmou que a gestão estará sempre aberta ao diálogo e ao trabalho conjunto para consolidar o ambiente acadêmico, bem como, as condições de permanência e êxito dos alunos.

Apoio regional e lutas compartilhadas - O presidente do DCE da Ufac, Rubsclei de Abreu, prestigiou o momento e parabenizou a nova gestão. Ele ressaltou a importância da união entre os movimentos estudantis das duas instituições, especialmente nas pautas que impactam toda a comunidade acadêmica acreana.

Rubsclei apresentou temas nacionais em debate, como a defesa dos 10% do PIB para a educação, e reforçou que a luta estudantil exige energia, resistência e apoio mútuo.

“Sei como é difícil fazer uma eleição. Esse momento aqui é o mais prazeroso possível, mas vem acompanhado de muito trabalho. Coloco o DCE da UFAC à disposição. Vamos juntos nessa luta em defesa da educação e dos estudantes sempre.”

Compromisso renovado - A nova gestão do DCE assume com o compromisso de continuar ampliando a participação estudantil, com foco na permanência acadêmica e na  integração entre comunidades externa e interna.