Notícias
Conc&t
Campi Tarauacá e Rio Branco apresentam projetos desenvolvidos nos laboratórios makers
Para o X Congresso de Ciência e Tecnologia (Conc&t) do Instituto Federal do Acre (Ifac), o campus de Tarauacá trouxe o projeto “Mostra Maker”, em que os alunos conseguem criar, experimentar, testar ideias e construir produtos, usando ferramentas, materiais e tecnologias diversas.

O responsável pela atividade, professor Evandro Winter, enfatizou a importância das ações do Laboratório Maker. “É algo muito importante e que torna o material mais palpável para o aluno desenvolver algumas disciplinas dentro da sala de aula. Assim eles conseguem, de forma prática, elaborar projetos e participar ativamente do laboratório, realizando atividades de Química, Física, Geografia e Matemática”.
A estudante do curso técnico em Florestas, Thaila Monteiro, acredita pela “Mostra Maker” é possível incentivar “o protagonismo do aluno, o ‘faça você mesmo’, ou seja, ele que cria os materiais e moldes, sendo engajado a fazer coisas por si mesmo, de forma acadêmica e também pessoal”.

A coordenadora do Laboratório IF Maker, do campus Rio Branco, Paula de Lacerda, apresentou os produtos criados no espaço tecnológico para diversas áreas da educação, como células confeccionadas para o ensino de Biologia, calculadora de multiplicação para Matemática e um globo terrestre para trabalhar as placas tectônicas em Geografia.
Clique aqui e acesse as fotos do X Conc&t
Os espaços makers, que são ambientes de inovação presentes em todas as unidades do Ifac, auxiliam na promoção da aprendizagem ativa, estimulando a inovação e criatividade. Além disso, conecta diferentes áreas do conhecimento, prepara os alunos para o mercado de trabalho, incentiva o empreendedorismo, podendo transformar criações em soluções reais.

Texto: Ana Rita Balbino/Comunicação Conc&t 2025
Fotos: Vitória Matos/Comunicação Conc&t 2025