JIFAC 2023

Atletas de Rio Branco e Tarauacá vencem o xadrez no Jifac

publicado: 03/08/2023 03h32, última modificação: 03/08/2023 03h32
Projetos de extensão nas unidades do Ifac estimulam a prática do jogo de tabuleiro
jifac_xadrez (2).JPG

- Foto:

A disputa do xadrez no Jifac ocorreu na terça-feira, 1º de agosto, no laboratório de matemática do Campus Rio Branco. Com 11 competidores, o primeiro lugar no masculino foi do atleta Vitor Santos, de Rio Branco e, no feminino, a atleta de Tarauacá, Catiele Sousa foi a campeã.

“A competição foi bem legal, eu aprendi bastante. As meninas eram muito legais”, comentou Catiele. Além dela, a atleta Yara Lis, de Tarauacá, conseguiu a medalha de prata e Danielle Vasconcelos, de Xapuri, ficou com o bronze.

Medalha de ouro no xadrez masculino, Vitor Santos contou que ficou nervoso por ser sua primeira participação no Jifac. Ele dividiu o pódio com os atletas Maik Maia, de Tarauacá que foi medalha de prata e João Vitor, de Rio Branco, que ficou com o bronze.

A maioria dos atletas que participaram do torneio de xadrez no Jifac frequenta projetos de extensão, como o coordenado pelo professor Antonelli Silva, no Campus Rio Branco. No projeto, participam alunos e servidores do Ifac e pessoas da comunidade. Os encontros acontecem às quartas-feiras, de tarde, momento em que os participantes aprendem como jogar xadrez, conhecem jogadas mais elaboradas, fazem torneios e também treinam com enxadristas mais experientes convidados pelo professor Antonelli.

No Campus Tarauacá os alunos também tem a oportunidade de aprender o jogo de tabuleiro com o projeto Armaggedon Club de Xadrez, coordenado pela servidora Vania de Oliveira e pelo professor Rodney Figueiredo.

Fotos: Davi Sopchaki/Ifac

CLIQUE AQUI para ver as fotos das disputas no Campus Rio Branco - terça-feira - 01/08