Jifac 2023

Atletas de Sena Madureira e Rio Branco são destaque no atletismo

publicado: 14/08/2023 12h51, última modificação: 14/08/2023 12h51
Carla Barreto e Leonardo Kagy ainda garantiram índice para representar o Ifac na etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs)
imagens_materias_capa (1).png

A estudante do campus Sena Madureira, Carla Barreto, e o aluno do campus Rio Branco, Felipe Souza, receberam medalha de ouro na prova mais importante do atletismo: os 100 metros rasos, durante os Jogos do Instituto Federal do Acre (Jifac 2023). Os jovens, que participaram da disputa no dia 02 de agosto, foram os mais rápidos da competição e garantiram o topo mais alto do pódio.

Carla Barreto, que participou do Jifac pela segunda vez, conta que não imagina ser medalhista no atletismo. “Participar do atletismo não foi a minha primeira escolha, mas quando apareceu a oportunidade eu aceitei. Para treinar, eu aproveitava as atividades que fazia nas minhas aulas de taekwondo, pois lá temos momentos em que praticamos corrida e assim eu já calculava o meu tempo”.

Para ela, participar das competições no Jifac é também um privilégio. “Eu entendo o esporte como uma oportunidade. Acredito que ele salva vidas, é também um passatempo muito bom e uma forma de terapia. É muito legal participar dos Jogos e representar o campus”.

Além de conquistar medalha de ouro, Carla Barreta também atingiu o índice exigido pela comissão organizadora da etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs).

imagens_materias_capa.png

Phellype Souza conta que esta foi a primeira vez que participou do Jifac. “Conheci o atletismo estudando no Ifac, durante uma atividade que fizemos. Acabei gostando do esporte e comecei a treinar”, conta o estudante que está no 2º ano do curso técnico em Edificações.

Devido ao gosto pelo esporte, o jovem conta que tem se dedicado a treinar fora da instituição. “Acordo cedo, todos os dias, e vou treinar na pista de atletismo do Sesi. Lá, conto com apoio e orientações. Isso tem contribuído bastante para que eu siga treinando”.

Lançamento de disco

Outro destaque no atletismo foi o estudante Leonardo Kagy, que venceu a prova de lançamento de disco. O jovem, que é aluno do campus Rio Branco e atleta da Federação Acreana de Atletismo, falou um pouco sobre o gosto pelo esporte e como iniciou os treinos.

“Estou treinando desde fevereiro de 2022. Comecei quando morava no município de Bujari, por incentivo do meu primo que é atleta de atletismo. Ele me convidou para participar dos treinos e lá o técnico foi percebendo em qual modalidade eu me encaixava. Me identifiquei com o lançamento de disco”, explica o jovem.

Leonardo Kagy também alcançou o índice exigido pela comissão organizadora da etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), garantindo vaga para representar a instituição na competição.

imagens_materias_capa (3).png

Clique aqui e confira o resultado final das disputas do Jifac 2023