Notícias

JIFAC 2023

Basquete masculino tem final emocionante no Jifac 2023

publicado: 08/08/2023 19h18, última modificação: 08/08/2023 19h18
Disputa foi decidida nos últimos segundos com a vitória da equipe de Xapuri
jifac basquete final (6).JPG

- Foto:

No último dia dos Jogos do Instituto Federal do Acre (Jifac), 3 de agosto, foram realizadas as partidas decisivas do basquete, no ginásio do Campus Rio Branco. 

A final masculina foi o último jogo da tarde, entre Tarauacá e Xapuri. A partida foi acirradíssima e as torcidas dos campi fizeram a festa nas arquibancadas, vibrando pelas equipes com muita paixão. Quando o placar estava em 15 a 19 para Tarauacá, começou uma forte chuva e o jogo teve de ser interrompido pela segurança dos atletas.

Depois de 40 minutos, o jogo foi retomado, assim como a animação das torcidas. Na disputa, Xapuri conseguiu vencer a equipe de Tarauacá por apenas 1 ponto, e a final ficou com o placar de 25 a 24.

Equipe de Tarauacá ficou em 2º lugar este ano

Atleta de basquete de Xapuri, Ruan Moraes, comemorou a vitória sobre Tarauacá que levou o troféu no ano passado, quando a equipe de Xapuri ficou em 2º lugar. “É uma vitória e tanto, significa bastante para todos nós. A gente treinou dia e noite, fizemos um trabalho muito duro. Não tínhamos quadra, treinávamos em uma quadra pública e os únicos horários que conseguíamos encaixar era às 5 da manhã, antes das aulas ou então nas férias. Treinamos muito o físico. Enfim, conseguimos a revanche e a vitória.”

Equipes de basquete masculina e feminina do Campus Xapuri

As equipes feminina e masculina do Campus Xapuri foram treinadas pelo servidor Sandro Mesquita e pelo egresso do Ifac, Anderson Kennedy, que competiu em várias edições do Jifac, desde 2014.

No basquete feminino, Xapuri também foi campeão jogando contra Rio Branco. A atleta Maria Eduarda, do 1º ano de Informática para Internet do Campus Rio Branco, contou que começou a jogar basquete neste ano, em fevereiro, no projeto do professor Gabriel Dantas. “Essa é a primeira vez que participo do Jifac. No primeiro jogo eu fiquei muito nervosa, só que agora foi mais para me divertir. Pretendo participar de novo no ano que vem no basquete e outras modalidades também.”

O Jifac 2023 foi realizado no período de 31 de julho a 3 de agosto, em Rio Branco. Os jogos tiveram a participação de alunos-atletas de todos os campi do Ifac.

Fotos: Davi Sopchaki/Ifac

CLIQUE AQUI para ver as fotos das disputas no basquete