Notícias

Jifac 2025

Jifac 2025: valorização do esporte, integração estudantil e espírito de coletividade

publicado: 30/05/2025 13h19, última modificação: 30/05/2025 13h31
Presidente da Comissão Geral Organizadora, Vicente Bessa Neto, faz avaliação dos Jogos do Instituto Federal do Acre (Jifac 2025) realizados em Rio Branco
Avaliação_Jifac 2025 (4).JPG

Os Jogos do Instituto Federal do Acre (Jifac 2025) foram encerrados nesta quinta-feira (29), no campus Rio Branco, com resultados comemorados pela Comissão Geral Organizadora. Os números expressivos de servidores, estudantes, voluntários e delegações refletem o comprometimento da comissão em oferecer um evento organizado e acolhedor para todos os participantes.

Neste ano, o Jifac teve como sede o campus Rio Branco, com atividades realizadas entre os dias 26 e 29 de maio e algumas modalidades como natação, atletismo, vôlei de praia e jiu-jitsu ocorreram na Universidade Federal do Acre (Ufac), enquanto o voleibol ocorreu no Ginásio Coberto Álvaro Dantas. Nesta sexta-feira (30), será realizado o congresso técnico, com a participação dos chefes de delegação, para definir os 40 estudantes que representarão o Ifac na Etapa Regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF Norte).

Avaliação_Jifac 2025 (1).JPG Avaliação_Jifac 2025 (2).JPG

Avaliação_Jifac 2025 (3).JPG Avaliação_Jifac 2025 (5).JPG

Envolvimento dos servidores e apoio institucional - Para o presidente da Comissão Geral Organizadora, Vicente Bessa Neto, o Jifac 2025 representou mais uma vez um marco significativo na valorização do esporte, da integração estudantil e do espírito de coletividade entre os campi do Ifac. “O evento contou com uma organização exemplar e um alto nível de engajamento por parte de servidores, estudantes e gestores, consolidando-se como uma ação estratégica de fortalecimento da educação por meio do desporto educacional”, afirmou.

Vicente Neto destacou o empenho e a dedicação dos servidores que compuseram as diversas comissões organizadoras, demonstrando compromisso institucional e espírito colaborativo. “Desde os preparativos até a execução das atividades, o trabalho coletivo foi essencial para o sucesso do evento. O apoio irrestrito da Direção Geral e das equipes técnicas do campus Rio Branco foi decisivo, garantindo infraestrutura adequada, logística eficiente e acolhimento de qualidade para todas as delegações”.

Avaliação_Jifac 2025 (6).JPG Avaliação_Jifac 2025 (7).JPG

Avaliação_Jifac 2025 (8).JPG Avaliação_Jifac 2025 (9).JPG

Outro ponto ressaltado pelo coordenador foi o engajamento dos demais campi do Ifac. Segundo ele, as delegações se organizaram com responsabilidade e entusiasmo, contribuindo não apenas com a participação nas modalidades esportivas, mas também com a construção de um ambiente respeitoso, solidário e inclusivo. “Essa participação ativa reafirma o papel do Jifac como ferramenta pedagógica e de integração institucional”, declarou.

Resultados das competições - As competições deste ano foram marcadas por um visível aumento no nível técnico dos atletas em relação às edições anteriores, além da disciplina e ética esportiva demonstradas durante os jogos. De acordo com Vicente, os resultados refletem o esforço contínuo das equipes em treinar e representar seus campi com orgulho, muitas vezes, também representando suas cidades de origem.

“O quadro geral de medalhas evidencia a competitividade saudável entre as delegações e revela talentos promissores, que poderão representar o Ifac na etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais – Etapa Norte, que será realizada em agosto no Amapá”. Mais do que conquistas esportivas, Vicente destacou que o Jifac 2025 proporcionou vivências enriquecedoras aos estudantes, promovendo valores como respeito, superação, coletividade e saúde. “Essas experiências extrapolam as quadras, piscinas e pistas, impactando diretamente na formação cidadã e acadêmica dos participantes”.

Avaliação_Jifac 2025 (1).jpeg Avaliação_Jifac 2025 (10).jpg

Ao finalizar sua avaliação, o presidente fez questão de agradecer a todos que contribuíram para a realização do evento. “Seguimos comprometidos com a consolidação de políticas institucionais que reconheçam o esporte como direito, linguagem de inclusão e expressão da diversidade estudantil”.

Números do Jifac 2025 - Segundo informações da servidora Alana Chocorosqui Fernandes, membro da Comissão Organizadora Geral, esta edição do Jifac contou com:

300 estudantes participantes, divididos em seis delegações dos campi Xapuri, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Tarauacá (com 50 alunos cada), Rio Branco (83 alunos) e Baixada do Sol (17 alunos)

98 servidores atuando em comissões organizadoras

26 voluntários, selecionados por meio de processo seletivo ou manifestação de interesse

10 comissões temáticas, entre elas: de Honra; Comissão Geral Organizadora; Comunicação e Cerimonial; Saúde; Atividades Culturais e Artísticas; Disciplinar; Avaliadora dos Critérios Técnicos e Táticos; Infraestrutura e Logística; Organização do Campus Rio Branco; Esportiva dos Servidores; Secretaria e Chefe de Delegação

As modalidades disputadas nesta edição foram vôlei de praia, vôlei de quadra, futsal, handebol, basquete, tênis de mesa, atletismo, natação, jiu-jitsu e xadrez. As competições ocorreram no ginásio poliesportivo Juliana de Souza Dantas e em outros espaços do campus Rio Branco, como refeitório, auditório e laboratório IFMaker.

Parcerias - O Jifac 2025 também contou com o apoio de diversas instituições e parceiros, dentre os quais a Universidade Federal do Acre (Ufac); Governo do Estado do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour e das secretarias de Empreendedorismo, Turismo e Educação; Corpo de Bombeiros Militar do Acre; Polícia Militar do Acre; Centro de Educação Técnica Especializada do Acre (Ceteac); e Federação do Desporto Universitário Acreano (FDUA).

Além desses, empresas locais também colaboraram com o evento, como a Papelaria Globo e o American Chicken.

Fotos: Ciro Facundo e Luciano Cezário/Ifac