Notícias

Jifac 2025

Pódios de competições de atletismo têm estudantes de todos os campi do Ifac

publicado: 28/05/2025 17h04, última modificação: 29/05/2025 18h18
As disputas foram realizadas na manhã desta quarta-feira (28.05), na Universidade Federal do Acre
imagens_materias_capa (8).png

O segundo dia de competições dos Jogos do Instituto Federal do Acre contou com estudantes de todos os campi do Ifac subindo no pódio das diversas modalidades de atletismo. As disputas, que foram realizadas na Universidade Federal do Acre (Ufac), aconteceram durante a manhã desta quarta-feira (28.05).

No salto em distância, quem garantiu o ouro feminino foi a estudante Beatriz de Lima Monteira, do campus Xapuri, após alcançar a distância de 3,70m. O 2º lugar ficou com a aluna Sara dos Santos Maciel, do campus Sena Madureira, que saltou 3,52m.

No masculino, quem levou o ouro para casa foi Samio Bezerra de Melo, do campus Xapuri, que chegou aos 4,97m no salto em distância. Em 2º lugar, o campus Baixada do Sol ficou com a medalha de prata, com o discente Jhonatan Gonçalves Lima, que alcançou aos 4,42m.

Já o ouro masculino do salto em altura ficou para o estudante do campus Rio Branco, Hallen de Souza Vitoria.

No lançamento de dardo masculino, quem conquistou o ouro foi Pablo Nascimento Ferreira, do campus Sena Madureira. Já no feminino, a estudante do campus Sena Madureira, Joarina Nascimento da Silva, levou a melhor, chegando aos 18,35m de distância. Para a jovem, participar do Jifac tem sido uma das experiências mais marcantes em sua trajetória estudantil.

"Essa é a minha quarta participação no Jifac e agora como estudante de curso superior. Comecei jogando futsal, quando ainda era pequena e ao entrar no Ifac me aprimorei ainda mais. Hoje também estou no atletismo", conta a estudante que também foi medalha de ouro na prova dos 800 metros rasos feminino. 

Sobre o atletismo, Joarina Silva destaca que começou no esporte por hobby. "Como jogo futsal, tenho uma boa resistência. Na minha cidade, faço caminhadas todas as tardes e também corro. Além disso, tenho o apoio da nossa professora de Educação Física, Rafaela, que sempre nos incentiva a treinar".

Na modalidade de arremesso de peso, o masculino contou com Ian Cezar Fausto Lima, do campus Baixada do Sol, subindo ao lugar mais alto do pódio, e Vitor Emanuel Araujo, do campus Tarauacá, conquistando o 2º lugar. No feminino, a estudante Isys Leite Oliveira, do campus Cruzeiro do Sul, conquistou o ouro.

Ian Lima conta que conheceu o atletismo por meio de seu docente de Educação Física. Devido ao incentivo do professor, o jovem destaca que tem se esforçado na modalidade. "Ele sempre me incentivou a treinar, praticar e competir e graças a isso consegui o pódio. Estou muito feliz em ter participado do Jifac e ainda mais por trazer a primeira medalha de ouro para o campus Baixada do Sol". 

Nos 100 metros rasos, a atleta Sara Frota da Silva, do campus Sena Madureira, ficou com a medalha de ouro. Enquanto isso, o pódio masculino ficou com Vicente Junior Liibo Tavares, do campus Sena Madureira; Marcus Vinicius Lima da Silva ficou em 2º lugar e Paulo Henrique do Nascimento Silva com a medalha de bronze, sendo os dois estudantes do campus Rio Branco. 

Nos 200 metros rasos, a competição foi dominada pelos homens com o pódio sendo dos alunos: Fernando Conceição de Azevedo (1º lugar), Marcos Mariano Costa Queiroga (2º lugar) e Ariel Lima Verçosa (3º lugar). 

A competição dos 400 metros rasos feminino ficou com a estudante Sara dos Santos Maciel, do campus Sena Madureira. Já no masculino, subiram ao pódio os estudantes Samio Bezerra de Melo (1º lugar), do campus Xapuri; Matheus Santos Ferreira (2º lugar), do campus Sena Madureira; e Ronaldy Maciel Alves (3º lugar), do campus Cruzeiro do Sul. 

Nos 800 metros rasos feminino, Joarina Nascimento da Silva conquistou o ouro, deixando a estudante Larissa Souza de Araujo Apurinã com a medalha de prata. No masculino, o pódio dos 800 metros rasos foi para Benício Alves Pinheiro (1º lugar), Bruno Armes da Silva (2º) e Alexandre Santos da Silva (3º lugar). 

Na modalidade de 1.500 metros rasos, o campus Rio Branco dominou os pódios: Aldiane de Medeiros e Yanda Evellen ficaram com as medalhas de ouro e prata no feminino, e Vinicius Santos Leite com o ouro masculino.

A distância dos 3.000 metros rasos foi apenas feminina, tendo Patrícia Mendonça Silva, do campus Tarauacá, como campeã da modalidade. Nos 5.000 metros rasos, o pódio foi masculino: Ananias Lopes (campus Sena Madureira), completou a prova em 21:25:90; Francisco Risson do Carmo (campus Tarauacá) terminou em 24:27:45; e Radames Medeiros (campus Rio Branco) em 29:41:69, ocupando os 1º, 2º e 3º lugares do pódio, respectivamente. 

IMG_5803.JPG  IMG_5791.JPG

IMG_5779.JPG  IMG_5754.JPG

IMG_5725.JPG  IMG_5713.JPG

IMG_5706.JPG  IMG_5694.JPG

IMG_5656.JPG  IMG_5638.JPG

IMG_5624.JPG  IMG_5613.JPG

IMG_5604.JPG  IMG_5594.JPG

(Fotos: Luciano Cezário/Ifac)