Ifac abre inscrições para intercâmbio nos Estados Unidos

publicado: 21/12/2022 14h05, última modificação: 21/12/2022 14h05
Vagas são destinadas para estudantes de cursos superiores da instituição; aprovados realizarão o intercâmbio entre julho de 2023 a maio de 2024
imagens_materias_capa - 2022-12-21T120505.255.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI), está com inscrições abertas para estudantes que queiram realizar intercâmbio nos Estados Unidos. As vagas são destinadas para alunas e alunos de cursos superiores, dos campi Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

As inscrições seguem até o dia 15 de janeiro e são gratuitas. O intercâmbio é uma parceria entre o Ifac e a Community College Initiative (NOVA). Os estudantes selecionados receberão bolsa para custear curso intensivo de inglês, alojamento e alimentação, auxílio mensal para cobrir as despesas adicionais de estadia durante o programa, transporte de ida e volta aos EUA e seguro-saúde.

Clique aqui e se inscreva

Para participar da seletiva, o estudante do Ifac deve:

- Ter nacionalidade brasileira;
- Ter idade mínima de 18 anos até junho de 2023;
- Ser estudante regularmente matriculado em qualquer curso superior do Ifac;
- Ter integralizado, no momento da inscrição, 25% a 75% da carga horária total do curso de graduação em que esteja matriculado no Ifac;
- Apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) mínimo de 70%, conforme histórico escolar atualizado;
- Ter frequência mínima, de acordo com o que é exigido no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), no curso em que está matriculado;
- Em caso de reprovação em disciplina, comprovar, no momento da sua candidatura, que elas já foram cursadas com êxito;
- Não possuir processo disciplinar instaurado e ainda em aberto no Ifac;
- Não ter sido bolsista.

Acesse o edital e saiba mais informações

Inscrição e seleção

Além do preenchimento do formulário de inscrição, o estudante deve anexar documento de identificação com foto (preferencialmente o passaporte), histórico escolar completo e atualizado, contendo o código de autenticidade emitido via Internet ou assinado e carimbado por servidor responsável da instituição, além de inserir também os formulários disponíveis no edital: Student Application Form e Participant Medical History and Examination Form.

A seletiva dos futuros intercambistas acontecerá com base na análise documental, notas em prova e testes de língua inglesa, previstos em edital, e entrevista em português e inglês.

De acordo com o cronograma, a lista de inscritos será publicada no dia 16 de janeiro. As orientações para realização da prova em língua inglesa serão encaminhadas aos candidatos no dia 17 de janeiro. Os classificados deverão realizar os testes em inglês até o dia 22 de janeiro, por meio de aplicativo de celular.

As entrevistas irão acontecer entre os dias 23 e 27 de janeiro, conforme previsto em edital. O resultado preliminar será publicado até o dia 27 de janeiro. O resultado final está previsto para o dia 01 de fevereiro.

Os estudantes selecionados pelo Ifac serão indicados à Community College Initiative, que fará a escolha do intercambistas.