Ifac certifica primeira turma do projeto “Eu Programo Robôs”

publicado: 14/07/2022 18h02, última modificação: 14/07/2022 18h02
Alunos da 8ª série do Colégio Militar Estadual Tiradentes participaram do projeto de iniciação tecnológica no Campus Rio Branco
robotica_militar_riobranco (1).jpeg

O Ifac Campus Rio Branco realizou a certificação de 20 alunos do Colégio Militar Estadual Tiradentes que integraram a primeira turma do projeto “Eu Programo Robôs”. Os estudantes que estão na 8º Série do Ensino Fundamental participaram de uma capacitação, no período de 20 a 24 de junho, onde puderam construir e programar um robô autônomo.

Na cerimônia de certificação dos alunos, estiverem presentes os gestores do Instituto Federal do Acre e do Colégio Tiradentes, além de professores e colaboradores do projeto.

O projeto “Eu Programo Robôs” é realizado no Campus Rio Branco com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e financiamento de Edital Externo (Chamada Pública Ifes Nº 01/2021). O objetivo é capacitar 280 alunos da rede estadual de ensino na área de robótica básica. A ação conta com parceria entre o Ifac e a Secretaria Estadual de Educação e com o Colégio Militar Estadual Tiradentes.

Na capacitação dos participantes são aplicadas metodologias ativas e colaborativas de aprendizagem, como Aprendizagem Baseada em Desafios e Aprendizagem Baseada em Equipes. Essas metodologias proporcionam que os estudantes trabalhem na construção e programação de um robô autônomo para execução de tarefas específicas, com base na competição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

robotica_militar_riobranco (2).jpeg robotica_militar_riobranco (2).jpg

Para o coordenador da ação no Ifac, professor William Maia, “É uma satisfação podermos executar esse projeto. A proposta é atingir diversos estudantes do nível fundamental no ensino de programação aplicada e tecnologia, com o curso de extensão em robótica básica. Como coordenador do projeto, fico muito feliz em presenciar a empolgação e alegria dos jovens cursistas ao aprender sobre robótica e tecnologia. Os nossos alunos e monitores no projeto também executam um papel importante de ensino-aprendizagem para o sucesso neste curso.”

O aluno do 3º ano do Integrado em Edificações, Wesly Vieira, atua como bolsista no projeto. Ele destaca como sua participação tem sido importante para o próprio aprendizado. “Estou gostando de participar deste projeto, pois ganhei novos conhecimentos na área de robótica e impressão 3D. Como monitor, estou tendo oportunidade de ensinar e aprender e também de trocar experiências com alunos de outra escola, o que é muito bom”, afirma.

Além do aprendizado multidisciplinar, o “Eu Programo Robôs” também desperta o interesse nos jovens estudantes. De acordo com a colaboradora do projeto no Colégio Militar, Lídia Rocha, os alunos estão muito empolgados. “Não temos registro de faltas e a procura de alunos de outras turmas pelo curso tem sido grande. Temos registrado muito interesse dos que já fizeram o curso em participar da OBR, que através dessa parceria será um sucesso de participação nas próximas edições”, garante.

Márcia Elaine, mãe de um aluno que participou da capacitação reitera as declarações. “Estou amando a participação do meu filho no curso de Robótica. Ele voltou para casa entusiasmado com o que aprendeu e as atividades que realizou. Parabéns pela iniciativa desse curso que desenvolve o raciocínio lógico, a organização, trabalho de equipe e resolução de problemas. São tantas possibilidades de aprendizagem que, como mãe, só tenho a agradecer.”

O pró-reitor de Extensão do Ifac, Fábio Storch, afirma que a Proex acredita nas iniciativas relacionadas à Robótica educacional, tanto que em anos anteriores o Instituto já investiu na aquisição de equipamentos e ações na área. “Que os próximos alunos do projeto também possam aproveitar o curso ao máximo, assim como a oportunidade de conhecer o Ifac e os cursos que ofertamos”, conclui.

Com informações e fotos do projeto do Campus Rio Branco