Ifac será polo do programa nacional de mestrado Profnit

publicado: 20/07/2022 14h00, última modificação: 20/07/2022 16h51
Anúncio foi feito nesta quarta-feira (20.07), durante conferência da Rede Federal; processo seletivo será publicado no 2º semestre de 2022
imagens_materias_capa (79).png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) é o mais novo polo do curso nacional de mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (20.07), durante reunião com representantes dos pontos focais (instituições de ensino superior) da Rede Profnit.

O Profnit é um curso de pós-graduação stricto sensu dedicado ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, dentre outros.

Com o credenciamento junto à Rede Profnit, o Ifac passa a ser a única instituição de ensino superior a ofertar o curso no Acre. No Instituto, o docente José Marlo Araújo de Azevedo atuará como coordenador do programa.

Atualmente, o programa está presente em 25 estados brasileiros, tendo 38 universidades e institutos federais como polos de oferta, somando mais de 1400 estudantes em curso e cerca de 500 professores vinculados. Até o momento, mais de 150 estudantes já foram qualificados pelo Profnit.

Acesse e saiba mais informações

Para a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, o credenciamento do Ifac junto ao Profnit é mais um avanço da instituição em relação à verticalização do ensino, como também para o conhecimento nas áreas de tecnologia e inovação.

“O trabalho desenvolvido no Ifac, para que chegássemos a esse anúncio, teve início ainda em 2021, quando encaminhamos uma proposta de adesão para a Rede Profnit. Passamos por visita técnica e as demais etapas, até chegarmos à aprovação da Capes. Um caminho que trilhamos com muita responsabilidade e dedicação, principalmente, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. Acreditamos desde o início que daria certo e hoje podemos comemorar mais um curso de mestrado no Ifac”, destacou Rosana Cavalcante dos Santos.

De acordo com o pró-reitor da Proinp, Jefferson Viana Diniz, integrar a Rede Profnit é uma importante conquista para o Ifac. “Uma instituição com apenas 12 anos de existência já ter dois mestrados em rede é um motivo de satisfação. Agradeço a dedicação e empenho de todos os servidores que integram esse processo de credenciamento”.

imagens_materias_capa (80).png

Jefferson Diniz ainda destacou que a oferta de vagas para o novo curso de mestrado profissional irá auxiliar o trabalho e estruturas que o Ifac vem desenvolvendo na área de tecnologia e inovação.

“O Ifac conta hoje com seis campi, atendendo todas as regionais acreanas, e em todas as nossas unidades temos incubadoras de empreendimentos e laboratórios do tipo IFmaker já equipados. São espaços que reforçam as ações de tecnologia e inovação. Com a chegada do Profnit, o Instituto se fortalece ainda mais. Esperamos consolidar os cursos de graduação já existentes e ampliar as parcerias com as instruções com os arranjos produtivos locais, fortalecendo assim a cultura empreendedora e de inovação do Acre”, afirmou o pró-reitor da Proinp.

Durante a reunião de anúncio dos novos pontos focais, o presidente da Rede Profnit, Josealdo Tonholo, parabenizou as instituições e ressaltou a importância do programa, agora, estar presente em todos os estados brasileiros.

“Somos, efetivamente, uma rede nacional, que promove inovação, competitividade, aglutinação de conhecimentos inter e multidisciplinares. Uma rede que permite enxergar os conhecimentos que trazem benefícios para a nossa sociedade. Agora, o Profnit é um programa que passa a contar com novos estados, novas regiões, permitindo que sejam massificadas as pesquisas sobre inovação que estão sendo discutidas em outras localidades. Parabenizo a todos e que sigamos desenvolvendo, com qualidade, essa formação profissional”, destacou Josealdo Tonholo.

Seleção

Conforme anunciado durante a reunião, a expectativa é de que um novo processo seletivo seja lançado no 2º semestre deste ano. O ingresso dos novos alunos acontecerá por meio de exame online, realizado pelo sistema Moodle, que será aplicado de forma unificada. A previsão é de que a prova seja aplicada entre os meses de outubro e novembro.

A prova, conforme explicou o presidente do Profnit, contará com 20 questões, que deverão ser realizadas em até 1h. Os candidatos que obtiverem nota superior a 50% serão classificados para a fase seguinte, que será desenvolvida pelas coordenações locais.

As novas instituições integradas ao Profnit poderão ofertar, nesta primeira seletiva, 08 vagas cada. As aulas estão previstas para serem iniciadas no 1º trimestre de 2023.

O Profnit foi recomendado com nota 4, pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES/Capes), em sua 159ª reunião, realizada em junho de 2015 (Portaria de Ato Normativo de Reconhecimento nº 0559/2016 - Parecer CNE 561/2015). Além da oferta de vagas regular, o programa também é oferecido para alunos estrangeiros.

O Profnit é coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), que operam sob o Diretório do Fortec e é executado pelas Comissões Acadêmicas Institucionais (CAIs) das instituições credenciadas.