NOT[ICIAS

Aulas presenciais de forma gradual têm início em quatro campi do Ifac

publicado: 15/03/2022 09h11, última modificação: 18/03/2022 16h27
Cada campus obedece ao seu plano de retomada e calendário letivo de 2022 que será apresentado aos alunos e pais
Retorno às aulas (1).jpeg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) retornou as aulas presenciais em quatro campi (Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira e Xapuri) a partir desta segunda-feira (14/03), de acordo com o calendário aprovado na Jornada Pedagógica que ocorreu nos dias 8, 9 e 10 de março de 2022, em cada campi. De acordo com o calendário apresentado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), após as reuniões em cada unidade, os campi Rio Branco e Avançado Baixada do Sol, terão suas aulas presenciais de forma segura e gradual iniciadas no dia 21 de março de 2022.

Na quinta-feira (10/03), a Proen realizou o encerramento do evento, com a Jornada Pedagógica Integrada, que contou com a participação de cinco campi, com exceção do campus Rio Branco, que tem agendada para os dias 16, 17 e 18 a sua Jornada Pedagógica.

A reitora Rosana Cavalcante dos Santos, que participou do encerramento da Jornada Pedagógica Integrada, destacou que o Ifac se preparou para a retomada das atividades presenciais, seja na área Administrativa quanto no Ensino, citando que várias ações foram realizadas, como a elaboração do Protocolo de Biossegurança do Ifac e a aprovação do Plano de Retomada das aulas presenciais com suas fases e subfases. “A decisão mais recente foi a aprovação da Resolução que dispõe sobre a obrigatoriedade de comprovação de vacina para acesso ao Ifac, para servidores, estudantes e público em geral”.

Acesse aqui a Resolução CONSU/IFAC nº 56, de 08 de março de 2022

Rosana Cavalcante agradeceu a todos os docentes e servidores dos campi, pelo empenho e participação em todas as ações realizadas durante o período da pandemia, que possibilitaram a elaboração do calendário de retorno às aulas de forma segura e gradual, respeitando a realidade de cada unidade. “Estamos retornando de forma gradual e segura, e precisamos ter este sentimento colaborativo, de empatia um com o outro, de carinho, de respeito, sentimentos que precisam ser fortalecidos no nosso dia a dia. Agradeço a todos e desejo boas vindas aos docentes e estudantes neste semestre que se inicia nesta semana, com retorno seguro a todos”.

Retorno às aulas (2).jpeg

De acordo com a pró-reitora de Ensino Substituta, Paola Alvarez, que coordenou a Jornada Pedagógica Integrada, cada campus obedecerá ao seu plano de retomada e ao seu respectivo calendário letivo que será apresentado aos alunos e pais em reuniões realizadas na semana de acolhimento.

Confira como será o início do semestre letivo em cada unidade do Ifac:

Campus Cruzeiro do Sul
No Campus Cruzeiro do Sul o início ao semestre letivo 2022/1 foi nesta segunda-feira (14/03) com todos os alunos do 1º ano do Ensino Médio em aulas presenciais. As turmas de 2º e 3º ano seguem remotamente até o retorno presencial que será no dia 21 de março, para as turmas do 3º ano e, no dia 28, para as turmas do 2º ano. A reunião com pais dos alunos foi realizada nos dias 09 e 10. Já a reunião com estudantes será nos dias 14 e 15 de março.

Campus Sena Madureira e Tarauacá
Tanto o Campus Sena Madureira quanto o Tarauacá deram início ao semestre letivo 2022/1, também nesta segunda-feira (14/03) com aulas presenciais para todas as turmas. A acolhida dos estudantes do Campus Sena Madureira ocorre hoje (14/03) assim como a reunião com os pais. Já o Campus Tarauacá realizou as reuniões com pais e responsáveis e alunos no sábado (12/03).

Retorno às aulas (3).jpeg

Campus Xapuri
O Campus Xapuri iniciou o semestre letivo nesta segunda-feira (14/03), sendo que, inicialmente, somente as turmas de Agroecologia terão aulas presenciais. Estima-se que até o dia 04 de abril todas as turmas estejam assistindo às aulas presencialmente no campus. Antes, na semana do dia 28 de março a 1º de abril, estarão acontecendo as reuniões com pais, responsáveis e alunos.

Campus Rio Branco
O Campus Rio Branco vai iniciar o semestre letivo no dia 21 de março com um retorno gradual das aulas presenciais. Antes, no período de 14 a 18 de março, a gestão da unidade realizará reuniões com pais e responsáveis e com os alunos para esclarecer sobre os procedimentos. Em virtude de uma reforma que está sendo feita nas salas de aula, a previsão é que a partir do dia 02 de maio as turmas comecem a frequentar as aulas presencialmente no campus.

Campus Avançado Baixada do Sol
O Campus Avançado Baixada do Sol também iniciará o semestre letivo no dia 21 de março com aulas híbridas, nas modalidades presencial e remota. Antes, no dia 16 de março será realizada uma reunião de acolhimento dos alunos. As aulas presenciais serão realizadas nas instalações do Ifac, no bairro Aeroporto Velho, enquanto a reforma do campus na Transacreana estiver em fase de conclusão.