Notícias

Ifac participa da REDITEC 2022 realizada pelo Conif em Belém (PA)

publicado: 08/11/2022 13h26, última modificação: 08/11/2022 14h24
Reitora Rosana Cavalcante dos Santos e gestores do Instituto Federal do Acre (Ifac) participam da 46ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica
Abertura_REDETEC 2022_Ifac_capa.jpg

Foi realizada nesta segunda-feira (07/11), em Belém (PA), a solenidade de abertura da 46ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica - REDITEC 2022, com a presença de representantes das mais de 650 unidades da Rede Federal. A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, e gestores da instituição estão participando do evento.

Estiveram presentes na mesa de honra o Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e Reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Claudio Alex Jorge da Rocha, anfitrião da solenidade; o Governador do Estado do Pará, Helder Zahluth Barbalho; o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), Tomás Dias Sant’Ana; o Prefeito do Município de Belém, Edmilson Brito Rodrigues; o Presidente do Conselho Nacional dos dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (CONDETUF), Zilmar Rodrigues de Souza; e o Chefe da Casa Civil, Luiziel Guedes.

Além das autoridades citadas, cerca de 800 gestores de Instituições de Ensino estão reunidos em Belém do Pará, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, com o objetivo de discutir o tema “Povos e Identidades na Educação Profissional”.

De acordo com o Secretário da SETEC/MEC, Tomás Dias Sant’Ana, é um orgulho estar presente na REDITEC com mais de 650 unidades representadas pelos seus gestores. Ele citou que os esforços dos gestores devem se direcionar a dois grupos: “o primeiro conjunto de pessoas que devemos cuidar e conduzir é dos nossos estudantes. O segundo conjunto é composto por professores e técnicos administrativos que atendem ao desafio de levar educação aos nossos jovens e conduzi-los para formação e atendimento aos arranjos produtivos locais. Esse objetivo está inerente à rede de educação profissional, científica e tecnológica. E para que essa condução aconteça de forma plena, todos vocês se desdobram enquanto gestores. Então fica aqui o reconhecimento da Secretaria de Educação, Profissional e Tecnológica a todos os gestores que compõem a nossa rede e o meu agradecimento”.

Já o Presidente do CONDETUF, Zilmar Rodrigues de Souza, destacou a necessidade de reinvenção das instituições federais durante o contexto pandêmico e também a importância do tema da 46ª edição da REDITEC, na medida em que este integra as discussões sobre a inclusão e diversidade, o reconhecimento da ampla heterogeneidade de perfis e particularidades locais e regionais.

“Cabe ressaltar a importância da atuação dos entes integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica frente ao compromisso e desafio da inclusão social, auxiliando nas mudanças sociais diante das situações de exclusão, promovendo reflexões sobre inclusão e diversidade, ampliando o reconhecimento da realidade local e do contexto regional no qual indivíduos estão inseridos, oportunizando o acesso à educação e formação profissional”, citou Zilmar. 

Abertura_REDETEC 2022.jpg

O Presidente do CONIF e Reitor do IFPA, Claudio Alex Jorge da Rocha, se emocionou ao dar boas-vindas a todos e fez sua saudação inicial através de um poema. Claudio ressaltou que “é preciso relembrar que todas as instituições mencionadas nesses versos nascem da necessidade de dar sustentação a um projeto nacional, baseado na soberania, democracia e inclusão social. Princípios estes que, embora tão atacados nos últimos anos, tiveram uma defesa inflexível por parte do CONIF, resguardando a potência de nossas instituições no embate, resistência e diálogo com vistas à garantia da educação pública, gratuita e de qualidade”.

Ele ainda destacou o sentimento de que aqui recomeça, para a Rede Federal e para o país, um tempo de maior paz social. “Isso é o que eu sinto e acredito que a maioria dos que estão aqui. Tempo de superação dos retrocessos civilizatórios, da expectativa da garantia dos investimentos necessários para combate à fome, para melhoria da educação e saúde públicas e, em síntese, da esperança da construção de um tecido social costurado pelos princípios democráticos, de respeito às diversidades, de promoção de oportunidades, da diminuição da pobreza e das desigualdades sociais”.

Conferência de Abertura

Após a cerimônia de abertura foi realizada a palestra “Entre o Passado e o Presente: o lugar da Educação Profissional na Formação na Nação Brasileira”, ministrada pelo Diretor de Ensino do Instituto Federal Catarinense (IFC), Reginaldo Leandro Plácido.

Reginaldo destacou que cabe à toda a sociedade o dever de educar e que a escola é mais um aparelho educativo. “A educação deve ser encarada como uma necessidade da vida social. Pois esta se perpetua por intermédio da educação. O desenvolvimento educacional, para além da perspectiva do senso comum, que a associa ao crescimento e desenvolvimento econômico, está intimamente relacionado ao acúmulo de felicidade que a democratização dos acessos ao conhecimento e informação podem proporcionar. Consequentemente, não há perspectiva de liberdade sem acesso ao conhecimento e informação. Ou seja, conhecimento e informação são condições básicas para superar desigualdades e se aproximar da equidade em uma sociedade de classes”.

Abertura_REDETEC 2022_1.jpg

Tratando sobre o tempo de criação dos mais de 650 Campi de Institutos Federais, Reginaldo trouxe um mapa de 2018 e disse que, ao tratarmos do projeto de interiorização dos Institutos Federais, tratamos de uma pedagogia histórico-crítica, que dialoga com a sociedade e que traz, aos meninos e meninas desse país, o sonho de ser cidadão”.

“O presente é um tempo muito curto. Agora é presente, daqui a dois minutos não é mais presente. E a gente precisa tomar uma atitude no presente: ou voltamos ao passado e nos agarramos a ele, ou olhamos para o futuro que é pra onde nós devemos apontar os nossos sonhos”, citou Reginaldo.

(Com informações e fotos da Equipe de Comunicação da REDITEC 2022/Conif)