Campus Rio Branco

Seminário sobre dislexia reforça importância da diversidade no ensino-aprendizagem

publicado: 07/06/2023 14h43, última modificação: 07/06/2023 14h43
Evento foi realizado entre os dias 04 e 06 de junho e também contou com transmissão ao vivo pelo Youtube
imagens_materias_capa - 2023-06-07T121643.572.png

Com foco em ampliar as discussões e conhecimentos sobre a dislexia e os processos de ensino-aprendizagem para crianças, jovens e adultos que possuem o transtorno, o Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou, entre os dias 04 e 06 de junho, o II Seminário Internacional sobre Dislexia no Acre. O evento, organizado pela docente Cristiane das Neves, do campus Rio Branco, contou com palestras e atividades esportivas.

WhatsApp Image 2023-06-07 at 12.13.40.jpeg   WhatsApp Image 2023-06-07 at 12.14.01.jpeg

Conforme explicou a professora, as reflexões apresentadas durante o evento reforçam a importância de cada educador buscar possibilidades distintas de ensinar estudantes que diagnosticados com dislexia. “Queremos uma educação de qualidade, em que todas as pessoas possam ter sucesso na vida profissional e pessoal. Quando entendemos as distintas neurodiversidades, conseguimos nos comprometer em apresentar melhores forma de ensinar”.

A dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada pela dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente das palavras, na habilidade de decodificação e em soletração. De acordo com dados do Mapeamento da Dislexia no Brasil, de 2021, há cerca de 8,6 milhões de brasileiros com dislexia, o que corresponde a 4% da população.

Lucineide Martins Melo, que é servidora do Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão, da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte, em Cruzeiro do Sul, participou do evento e destacou a importância das discussões para a educação. Além de atuar na área pedagógica, a profissional também tem dois filhos diagnosticados com dislexia.

“É de suma importante atividades como essa, pois por falta de conhecimento crianças e jovens podem obter um diagnóstico errado, ou serem padronizadas como preguiçosas, sem que sejam. Além disso, precisamos descobrir formas de ensinar e entender os diversos estilos de aprendizagem. Nós aprendemos de maneiras distintas e a dislexia nada mais é que uma maneira diferente de se aprender”, ressaltou Lucineide Melo.

Elizete Silva Machado, que é presidente do Conselho Estadual de Educação, participou da cerimônia de abertura do II Seminário Internacional de Dislexia no Acre. “É sempre importante lembrarmos que a dislexia não está relacionada à inteligência ou falta de esforço. Ela é apenas um transtorno de aprendizagem e nós, como educadores, precisamos estar despertos e em constante reflexão sobre nossas práticas. Fico feliz em ter o Ifac realizando um evento como este e discutindo essa temática”.

WhatsApp Image 2023-06-07 at 12.14.02 (1).jpeg   WhatsApp Image 2023-06-07 at 12.14.01 (1).jpeg

Para a chefe do Departamento de Educação Especial no Acre, Hadhianne Peres de Lima, que representou o secretário estadual de Educação, Cultura e Esporte, Aberson Carvalho, a iniciativa do Ifac em abordar reflexões sobre a dislexia contribui para uma maior visibilidade da temática. “São ações como esta que contribuem para que as pessoas tenham mais compreensão, tolerância e conhecimento. Toda criança irá se tornar um adulto que não irá deixar de ter dislexia. As pessoas precisam ter um olhar mais tolerante e compreensivo com o outro, deixando de lado os julgamentos”.

Por também integrar os projetos de extensão desenvolvidos no Ifac, o II Seminário de Dislexia no Acre contou com a participação do pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, que no evento representou a reitora Rosana Cavalcante dos Santos.

WhatsApp Image 2023-06-07 at 12.14.02.jpeg

“As ações de extensão têm sempre como propósito aproximar a comunidade do Instituto Federal do Acre. Ter um evento como este, discutindo e ampliando conhecimentos sobre as neurodiversidades reforça o compromisso da nossa instituição com a inclusão e no despertar por conhecimentos”, destacou o pró-reitor.

Palestras e eventos esportivos

As palestras realizadas entre os dias 05 e 06 de junho foram ministradas por profissionais nacionais e internacionais, que atuam nas áreas de educação com foco em discussões para a dislexia. As atividades contaram com transmissão ao vivo, pelo canal do Ifac no YouTube. Os interessados em assistir ou rever as discussões ministradas ao longo do evento, podem acessar o link: https://www.youtube.com/@ifacoficial/streams.

Além disso, o evento também contou com a realização da I Cicleata pela conscientização sobre a dislexia e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que aconteceu no dia 04 de junho, na região do Lago do Amor, em Rio Branco. A atividade recebeu ciclistas do grupo “O Acre Existe e Pedala” e servidores do Ifac.

Outra atividade desenvolvida durante o seminário foi a roda de capoeira, realizada no dia 06 de junho, no campus Rio Branco, sob a condução do professor de Educação Física, Cledir Amaral.