Processo Seletivo 2024.1

Ifac vai ofertar cursos de ensino médio em Campus na Transacreana

publicado: 18/09/2023 19h14, última modificação: 18/09/2023 19h14
Campus Baixada do Sol iniciará o ano letivo de 2024 na nova sede; Seleção para turmas em cursos técnicos integrados ao ensino médio está aberta
baixada_transacreana.jpeg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está com inscrições abertas no Processo Seletivo 2024.1 para cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio. Entre as novidades desta edição, o Campus Baixada do Sol, em Rio Branco, está ofertando 80 vagas para o ensino médio em dois cursos técnicos integrados: em Alimentos e em Recursos Pesqueiros. As aulas serão presenciais no período matutino, no campus que deixará de funcionar no bairro Aeroporto Velho e vai iniciar o ano letivo de 2024 na nova sede, localizada na estrada Transacreana.

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são voltados a jovens que estão terminando o 9º ano do fundamental ou aqueles com até 17 anos que já concluíram o ensino fundamental. Ao final do curso técnico integrado no Ifac, que tem duração de três anos, o estudante obterá o certificado de ensino médio e técnico.

O curso de Alimentos forma o profissional para atuar na área da indústria de alimentos e bebidas, tendo em vista que os estudantes terão acesso aos conhecimentos sobre industrialização de matéria-prima vegetal e animal.

Além das disciplinas comuns do ensino médio, os alunos do curso técnico em Alimentos vão estudar matérias como tecnologia de alimentos, cereais, raízes, tubérculos, frutas, hortaliças, tecnologia de bebidas, óleos, gorduras, leite, mel, carnes e ovos, higiene e controle de qualidade na indústria de alimentos, métodos de conservação de alimentos, entre outras.

Já o curso de Recursos Pesqueiros forma profissionais para atuarem na cadeia produtiva de pescado, capazes de assessorar, elaborar e executar projetos nas atividades de gestão, planejamento e produção pesqueira e aquícola.

Além das disciplinas comuns do ensino médio, os alunos do curso técnico em Recursos Pesqueiros vão estudar matérias como Qualidade de água, Piscicultura e Construções Aquícolas, Sanidade de Organismos Aquícolas, Elementos de Navegação, Tecnologia Pesqueira, Avaliação e manejo de recursos Pesqueiros, Tecnologia do Pescado, Tópicos em Aquicultura, Planejamento e Gestão na pesca e na aquicultura, entre outras.

Inscrições - Para realizar a inscrição nos cursos técnicos integrados é necessário acessar o site https://www.ifac.edu.br/processos-seletivos/, clicar em “Inscreva-se” e realizar o cadastro na plataforma. Ao preencher o formulário de inscrição, o candidato deve informar as notas/conceitos do 6º ao 8º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, constantes no histórico escolar do ensino fundamental. As inscrições deverão ser feitas até o dia 10 de outubro.

Além dos técnicos integrados, o Ifac está abrindo vagas nos cursos técnicos subsequentes que são destinados às pessoas que já concluíram o ensino médio e desejam continuar os estudos com uma formação de nível médio técnico.

No Campus Baixada do Sol, há vagas para o curso de Agroecologia (matutino) e Zootecnia (vespertino).

ps20241_cbs (2).jpg

Os cursos do Ifac são públicos, gratuitos e presenciais

Novas oportunidades! - Sobre a mudança do Campus Baixada do Sol para as antigas instalações da Escola da Floresta, o diretor geral do campus, Mario Jorge Fadell afirma que “O funcionamento do novo campus agrícola do Ifac na região da Transacreana possibilitará novas oportunidades de formação qualificada e técnica a nível médio e superior”.

O gestor acrescenta que “Além das possibilidades de ensino, haverá oportunidades de participação em projetos de pesquisa e extensão, atividades culturais e esportivas. As atividades laboratoriais terão um novo espaço escolar estruturado e preparado para uma formação de qualidade, inclusive com aulas teóricas e práticas, possibilitando a  profissionalização dos jovens da região rural de Rio Branco e municípios próximos que irão  sair do curso com uma formação técnica sólida para o mercado de trabalho em expansão ou empreender seu próprio negócio rural.”