Livro avalia impactos das políticas públicas na Amazônia Brasileira

publicado: 24/04/2024 15h03, última modificação: 24/04/2024 15h11
Lançamento do livro de autoria do docente Mário Sérgio Pedroza Lobão, será realizado nesta quinta-feira (25.04), nas plataformas nacionais de venda, tanto do livro físico como e-book
Artes livro prof. Lobão (1).jpg

O livro "Políticas Públicas e seus impactos no desenvolvimento Rural da Amazônia Brasileira", resultado de pesquisa de Estágio Pós-doutoral, do docente de Economia do Instituto federal do Acre (Ifac), Mario Sérgio Pedroza Lobão, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural/Economia, será lançado na próxima quinta-feira (25).

Nesse primeiro momento o lançamento será somente nas plataformas nacionais de venda, tanto do livro físico (Amazon, Americanas, Magazine Luiza, Shoptime e Submarino) e como e-book (Amazon, Apple, Barnes & Noble (EUA), Google, Kobo, Livraria Cultura e Wook (Portugal).

O livro, segundo Lobão, ajuda o leitor a compreender a trajetória das políticas públicas de desenvolvimento na Amazônia brasileira e, acima de tudo, visualizar as nuances, modelos e cenários pensados e planejados nesse lugar que, hoje, é um dos principais ambientes social, político, cultural, ambiental e econômico do mundo.

Mário Lobão destaca que a construção do livro foi fruto do estágio pós-doutoral tendo como principal motivação a lacuna percebida, quando do doutoramento na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Campus Toledo, no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA/UNIOESTE), em que trabalhou com a temática do desenvolvimento rural na Amazônia brasileira.

Artes livro prof. Lobão (4).jpeg

"A falta de um material bibliográfico que desse conta de evidenciar, histórica e descritivamente, sobre as políticas públicas de desenvolvimento na região, pormenorizando os diversos planos, ações e estratégias de desenvolvimento foi o que me motivou", lembra o autor.

No livro, Lobão destaca a inserção política e administrativa desse território na agenda pública de desenvolvimento nacional, a partir da Constituição Federal de 1946, perpassando pelo regime militar, pela redemocratização do país, e chegando até os dias atuais, o ano de 2023.

“Com este livro pretendo fazer com que o leitor compreenda toda essa trajetória das políticas de desenvolvimento e, acima de tudo, visualizar as nuances, modelos e cenários pensados e planejados nesse lugar que, hoje, é um dos principais ambientes social, político, cultural, ambiental e econômico do mundo: a Amazônia brasileira”, conclui o autor.

O autor - Mário Sérgio Pedroza Lobão é Pós-doutor em Desenvolvimento Rural (UFRGS), Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Unioeste), Mestre em Desenvolvimento Regional e Bacharel em Ciências Econômicas (Ufac).

Atualmente, Sérgio lobão atua em cursos de Graduação e nos Programas de Pós-graduação Profissionais em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT) e em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Ifac, bem como no Programa de Pós-graduação em Gestão de Agronegócios e Sustentabilidade na Universidade Federal de Rondônia-Campus Cacoal.

(Com informações e artes do autor)