Reitoria

1º de maio - Dia do Trabalhador

publicado: 01/05/2024 10h00, última modificação: 01/05/2024 10h44
Reitora Rosana Cavalcante dos Santos reconhece a legitimidade e a urgência nas demandas do movimento grevista no Ifac, em mensagem aos servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac), nesta data em que se comemora o Dia do Trabalhador.
!º de maio_Dia do Trabalhador_notícia.jpeg

Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, quero reafirmar o reconhecimento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) à legitimidade e à urgência das demandas construídas pelo movimento grevista na Instituição e na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Como reitora, reconheço que a Educação Profissional, Científica e Tecnológica é efetivada diariamente pelos servidores públicos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) e pelos docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), e são peças fundamentais para a materialização do direito à Educação.

Valorizar a educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva é reconhecer o papel essencial desempenhado por esses profissionais na construção de uma Nação mais justa e solidária.

Apoiar, incondicionalmente, a luta por melhores condições de trabalho, reconhecimento profissional, salários justos e financiamento adequado e compatível com as atividades desenvolvidas pelos Institutos Federais é fundamental para a qualidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão desenvolvida em nossa Instituição.

Entendo que, com carreira mais equitativas e atrativas contribuem para o fortalecimento da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além do que, a recomposição salarial é demanda imprescindível, considerando as defasagens salariais enfrentadas por nós, profissionais que atuam na Rede Federal.

Por isso, neste dia dedicado aos trabalhadores, quero ratificar que as reivindicações e as demandas apresentadas pelos Técnicos Administrativos em Educação e Docentes de EBTT têm o meu apoio pessoal, do Conselho Superior, do qual sou presidente, da Reitoria e de todos os gestores do Ifac.

Abraço fraterno,

Rosana Cavalcante dos Santos