Ifac sedia reunião do Fórum de Relações Internacionais dos IFs

publicado: 18/03/2024 14h53, última modificação: 20/03/2024 19h23
Forinter discutiu propostas de parcerias, de novos programas de internacionalização e compartilhou experiências exitosas da Rede Federal
forinter-acre (1).JPG

Entre os dias 11 e 15 de março, estiveram reunidos pela primeira vez no Acre mais de 30 gestores de internacionalização de Institutos Federais de todo o Brasil. O encontro do Fórum de Relações Internacionais (Forinter) que ocorre anualmente, foi sediado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), na reitoria, em Rio Branco.

O Forinter é um órgão de assessoramento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). É composto por gestores dos escritórios de relações internacionais das instituições que integram o Conselho. O grupo tem como objetivo propor e articular as ações internacionais das instituições.

Na programação da reunião, o Fórum discutiu propostas de parcerias com instituições de outros países, de novos programas de internacionalização e compartilhou experiências exitosas das instituições da Rede Federal.

forinter-acre (2).JPG

O coordenador do Forinter, Anderson Galvão, do Instituto Federal de Brasília (IFB), apresentou um balanço das ações desenvolvidas pelo Fórum em 2023 e perspectivas para 2024.

O diretor de Relações Internacionais do Ifac (DSRI), Luiz Eduardo Guedes, junto com a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Herika Fernanda Montilla, apresentaram o Desafio de Ideias para Servidores. Trata-se de uma competição de ideias inovadoras para solucionar problemas relacionados aos processos de gestão do Ifac e de seus campi. Ao final do desafio, as equipes que alcançarem melhores desempenhos serão premiadas com um intercâmbio em Toronto, no Canadá.

Na quarta-feira, 13, a reitora Rosana Cavalcante dos Santos participou da reunião do Forinter onde falou sobre as ações da Câmara de Relações Internacionais do Conif, que ela coordenou no ano de 2023 e da qual ainda é membro e da necessidade de estreitar as relações entre a câmara e o Forinter. A Câmara tem como objetivo promover a internacionalização e o desenvolvimento sustentável das instituições da Rede Federal, através do fortalecimento da cooperação técnica e acadêmica Sul-Sul, atuação em redes nacionais e internacionais, incentivo à mobilidade acadêmica e profissional, valorização do ensino de idiomas e formação de servidores e gestores com integralidade e multiculturalidade.

forinter-acre (3).JPG

A reitora também falou sobre a participação no Congresso Mundial da World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP) que aconteceu em abril de 2023, no Canadá e a possibilidade do Conif realizar uma missão para o México neste ano. Quanto ao congresso da WFCP, este ano será na Jamaica.

O encontro recebeu também gestores da Diretoria de Relações Internacionais do Conif, Carol Oliveira e João Rotelli, que falaram sobre os planos, projetos, ações e desejos para 2024 e da Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Iara Barroca, que pediu uma aproximação do Fórum com a Setec.

O diretor de RI no Ifac, Luiz Eduardo Guedes destacou que a reunião deste ano apresentou um dos maiores quoruns dos últimos anos. Quanto à reunião, ele salientou a importância dada pela gestão para a internacionalização do Instituto Federal do Acre.

“É muito emblemático a gente ter a reunião do Forinter aqui porque o Acre tem avançado muito no que se refere à estruturação das relações internacionais na nossa instituição. Hoje a Rede Federal tem o Ifac como uma referência nas relações internacionais quanto a essa estruturação do escritório, com uma política transversalizada em que a gente tem uma Diretoria Sistêmica”, finalizou.

Fotos: Evaldo Ribeiro / Dscom

*Última atualização: 19.03, às 16h58