Notícias

TECNOLOGIA

Terceiro Workshop de TI inicia com debates sobre tecnologia, saúde mental e legislação

publicado: 11/11/2025 19h48, última modificação: 11/11/2025 19h48
Evento reúne servidores, estudantes e especialistas para discutir integração entre tecnologia, saúde mental e legislação no âmbito institucional
_WTI_2025_matérias_site_ifac_.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou, no dia 11 de novembro de 2025, a abertura do terceiro Workshop de Tecnologia da Informação (TI), no auditório do prédio da Reitoria, em Rio Branco. Com o tema “Uma TI conectada no corpo e na legislação”, o evento marcou o início de três dias de atividades voltadas à integração entre tecnologia, bem-estar e políticas públicas.

A programação do primeiro dia iniciou com uma apresentação cultural de voz e violão, conduzida pelo servidor João Paulo, integrante do setor de Tecnologia da Informação do Ifac, e pela estudante do curso de Administração do Campus Rio Branco, Ana Kássia. 

   

Na sequência, o reitor do Instituto Federal do Acre (Ifac), Fábio Storch, realizou a abertura oficial do evento, dando as boas-vindas aos participantes e destacando a relevância do workshop para a instituição. Em sua fala, o reitor enfatizou o compromisso da gestão com o fortalecimento da área de Tecnologia da Informação e ressaltou a importância de promover momentos de integração entre os profissionais do setor. “A TI é fundamental para o funcionamento do Ifac. Valorizar os servidores dessa área e criar espaços de diálogo e aprendizado é investir diretamente na qualidade dos serviços que prestamos à comunidade acadêmica”, afirmou.

Em seguida, ocorreu a palestra “Sobrecarga invisível: os impactos da alta performance na saúde mental”, ministrada pela psicóloga Mitza Caroline Mourão. A palestrante destacou a importância de equilibrar o desempenho profissional com o cuidado emocional, ressaltando a necessidade de refletir sobre a cultura da produtividade e seus efeitos sobre a mente e o corpo.

  

 

Durante a manhã, também foi apresentada uma análise sobre os números e resultados dos dois primeiros workshops de TI, realizados em 2023 e 2024. As servidoras Keyla Silva, Diretora Sistêmica de Tecnologia da Informação, e Nátilla Rodrigues, técnica em Tecnologia da Informação apresentaram dados sobre a evolução dos sistemas utilizados no Ifac e as melhorias implementadas ao longo do tempo.

No período da tarde, o evento seguiu com a mesa-redonda “Como a Lei da Informática pode gerar benefícios para a comunidade acadêmica e as instituições de ensino”. O debate contou com a participação de Hérika Montilla, Rodrigo Solianni, William, Daricélio Soares, e Ana Beatriz, sendo os dois últimos representantes da Universidade Federal do Acre (Ufac). 

  

 

Encerrando a programação do primeiro dia, o profissional Renato da Costa Nunes apresentou a palestra “Atuação do POP - Acre RNP”, abordando a importância da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no suporte à conectividade e à integração das instituições de ensino do estado.