PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIAL E PEDAGÓGICO

O programa de Acompanhamento Psicossocial e Pedagógico é destinado a atender a todos os discentes regularmente matriculados no Ifac, visando a promoção de atendimento social, pedagógico e psicológico de forma a contribuir para sua formação cidadã, bem como para a permanência e êxito no Instituto.

Público-alvo

Todos os estudantes com matrícula e frequência regular no Instituto Federal do Acre – Ifac.

Das ações

As ações do Programa de Acompanhamento Psicossocial e Pedagógico deverão ser desenvolvidas enfatizando as seguintes temáticas:

I. Prevenção de fatores de risco que interfiram no desenvolvimento acadêmico dos estudantes por meio de campanhas educativas, palestras, oficinas, seminários ou outras atividades propostas para o mesmo fim;

II. Atendimento social, pedagógico e psicológico, de forma individual ou coletiva;

III. Orientação a grupos criados pela comunidade escolar, que visem, por meio da troca de experiência, a melhoria da qualidade de vida dos estudantes e seus familiares;

IV. Incentivar a participação da família no processo educativo;

V. Fomento à participação consciente dos estudantes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.