Pibid

Esta seção é destinada a divulgação do Pibid no Ifac.

 

Apresentação

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, vinculada ao Ministério da Educação, que contribui para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, concedendo bolsas a estudantes dos semestres iniciais dos cursos de licenciatura.

No Ifac, o programa contempla os cursos de licenciatura oferecidos nos campi Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri. Os projetos promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor supervisor da escola.

Os bolsistas têm a oportunidade de conviver com a realidade escolar, podendo relacionar teoria e prática pedagógica durante seu curso de licenciatura.  A participação no projeto possibilita a contabilização de horas de atividades complementares, como crédito extracurricular, enriquece o currículo acadêmico do estudante, aperfeiçoa a escrita e a apresentação de trabalhos em eventos científicos, além de aproximar o estudante das suas atividades profissionais futuras, de modo sistematizado e organizado.

Como participar

Podem participar do programa estudantes que não tenham concluído 60% do curso, incluindo os estudantes do primeiro módulo do curso. Para isso, os interessados devem se inscrever nos editais de seleção de bolsistas, publicados periodicamente pelo IFAC, conforme cronograma da CAPES.

Contato

Coordenadora Institucional

Profª Dra. Márcia Moreira de Ávila

E-mail: proen.pibid@ifac.edu.br