Residência Pedagógica

Esta seção destina-se a apresentação do Programa Residência Pedagógica no Ifac.

 

Apresentação

O Programa Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

Como participar

Podem participar do programa estudantes que tenham concluído 50% do curso ou que estejam cursando o 5º período. Para isso, os interessados devem se inscrever nos editais de seleção de bolsistas, publicados periodicamente pelo Ifac, conforme cronograma da Capes.

Contato

Coordenador Institucional

Prof. Dr. José Júlio César do Nascimento Araújo

E-mail: proen.residencia@ifac.edu.br