Formas de ingresso

No IFAC todos os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnicos e Superiores de Graduação são gratuitos. Nenhuma taxa ou mensalidade são cobradas. Confira abaixo as formas de ingresso em cada modalidade de curso:

 

O Ifac oferece vários cursos atendendo diferentes públicos. O ingresso é feito a partir de processos seletivos por meio de editais que são diferentes para cada tipo e nível de curso.

Fique atento(a) aos períodos de inscrições para o tipo de curso de seu interesse.

Para participar do processo seletivo o interessado deve:

- conhecer o edital do processo seletivo para o curso no qual deseja se inscrever;

- realizar a inscrição conforme determinado no edital;

- acompanhar o cronograma e as publicações dos editais complementares de cada etapa;

- cumprir com as normas do edital.

 

Formação Inicial e Continuada (FIC)

Cada curso FIC tem seu próprio sistema de seleção, de acordo com os critérios estabelecidos pelo campus ofertante no edital de seleção. Por exemplo: o ingresso pode ser feito por sorteio, matrículas por ordem de chegada ou mesmo por preenchimento de formulários on-line. 

Atenção! Isso é definido no edital de seleção de cada curso. 

 

Cursos Técnicos Integrados/Subsequentes ao Ensino Médio 

O ingresso de estudantes  é realizado através de Processo Seletivo prórpio, regulado por edital. 

Admitir-se-á, ainda, o ingresso por meio de transferência, conforme regulamento institucional vigente, ou determinação legal.

 

Cursos Superiores

O ingresso de estudantes nos cursos de graduação do IFAC é realizado por meio de processo seletivo próprio, que considera a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, de 2010 até a última edição vigente. 

Para concorrer a uma das vagas disponíveis, o candidato deve se inscrever no processo seletivo e inserir as notas obtidas nas provas (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e redação). A nota final do candidato será a média aritmética, com classificação geral dos candidatos realizada em ordem decrescente.

O processo seletivo próprio é realizado duas vezes ao ano, regularmente, para ingresso no semestre letivo subsequente, geralmente os editais são publicados nos meses entre os meses de novembro à dezembro para a oferta de cursos no 1º semestre e entre os meses de abril à maio para a oferta de cursos no 2º semestre.

Também é possível ingressar nos Cursos Superiores de Graduação por meio da transferência interna, transferência externa, reingresso, reopção de curso ou como portador de diploma através das vagas residuais - o ingresso aos cursos de graduação por meio de vagas residuais ocorre através de seleção regulada por edital próprio do Campus, considerando o período previsto no respectivo Calendário Letivo. As vagas residuais são destinadas aos candidatos que já cursam ou cursaram graduação  e desejam ingressar em determinado período de um curso com vagas disponíveis. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá observar regras e critérios dispostos no edital de vagas residuais do Campus de seu interesse, geralmente publicados no início de cada semestre letivo.

  

Ficou com dúvida? Quer mais informações?

Entre em contato conosco pelo e-mail selecao.tecnicos@ifac.edu.br para os Cursos Técnicos ou selecao.graduacao@ifac.edu.br para os Cursos de graduação do Ifac.