Formas de ingresso

No Ifac, todos os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnicos e Superiores são gratuitos.

Nenhuma taxa ou mensalidade são cobradas.

O Ifac oferece vários cursos atendendo diferentes públicos. O ingresso nos cursos do Ifac é feito a partir de processos seletivos por meio de editais que são diferentes para cada tipo e nível de curso.

Confira abaixo as formas de ingresso em cada modalidade de curso:

Formação Inicial e Continuada (FIC)

Cada curso FIC tem seu próprio sistema de seleção, de acordo com os critérios estabelecidos pelo campus ofertante no edital de seleção. Por exemplo: o ingresso pode ser feito por sorteio, matrículas por ordem de chegada ou mesmo por preenchimento de formulários on-line. Atenção! Isso é definido no edital de seleção de cada curso. 

Cursos Técnicos Integrados/Subsequentes ao Ensino Médio 

O ingresso de estudantes é realizado por meio de Processo Seletivo, regulado por edital. A seleção acontece a partir das notas de Língua Portuguesa e Matemática presentes no Histórico Escolar do candidato. 

Admite-se, ainda, o ingresso por meio de transferência, conforme regulamento institucional vigente ou determinação legal.

Cursos Superiores

O ingresso de estudantes nos cursos superiores é realizado por meio de processo seletivo próprio, que considera a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 até a última edição vigente.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve se inscrever no Processo Seletivo e inserir as notas obtidas nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Redação.

A nota final do candidato será a média aritmética, com classificação geral realizada em ordem decrescente.

O Processo Seletivo para cursos superiores é realizado duas vezes ao ano, regularmente, para ingresso no semestre letivo subsequente.

Também é possível ingressar nos cursos superiores do Ifac por meio da transferência interna, transferência externa, reingresso, reopção de curso ou como portador de diploma através de vagas residuais, que são disponibilizadas por meio de edital específico em cada campus. 

Fique atento(a) aos períodos de inscrição de cada tipo de curso de seu interesse.

É importante que o candidato:

- conheça o edital do processo seletivo para o curso no qual deseja se inscrever;

- realize a inscrição conforme determina o edital;

- acompanhe o cronograma e as publicações dos editais complementares de cada etapa;

- cumpra com as normas do edital.

Ficou com dúvida? Quer mais informações?

Entre em contato conosco pelo e-mail para os Cursos Técnicos.

Ou para os Cursos Superiores do Ifac.