Apresentação

O Instituto Federal do Acre está comemorando 11 anos de existência e, durante esse tempo, tivemos muitas conquistas, desafios e superações. Foi por meio do trabalho coletivo, somado ao empenho de homens e mulheres, que estamos completando mais um ano de serviços prestados à sociedade acreana, em meio a uma pandemia que nos marcou pelas inúmeras e imensuráveis perdas humanas, mas que, ao mesmo tempo, nos ensinou a lidar com o inesperado, nos reinventar e ressignificar nossos caminhos.

Hoje, vivenciamos um momento de alegria pelo nosso aniversário e queremos comemorar juntos. Acreditamos que a educação tem um papel social indispensável na vida das pessoas e, para que ela cumpra sua missão, faz-se necessário a junção de vários aspectos que envolvem o ensino-aprendizagem, o que significa compreender que o ambiente escolar possui uma complexidade de conhecimentos e vivências para além da sala de aula.

Nossa trajetória foi sonhada e planejada com muito empenho individual e coletivo. Começamos e terminamos percursos, entramos, por vezes, em “caminhos labirínticos”, onde, por vezes, foi preciso parar e repensar para reencontrarmos a direção e retomarmos o nosso caminho. Um caminho idealizado na crença na educação pública e na escuta do outro, nas suas necessidades e expectativas, mas sempre com objetividade e responsabilidade, condicionando nossos planos às nossas realidades.

Foram com essas convicções e princípios que nesses últimos anos buscamos otimizar os nossos recursos, os quais ao longo dos anos tornaram-se mais escassos. Escolhemos priorizar o que era urgente e nos antecipar às problemáticas previstas. Por meio do diálogo em grupo e da consciência de que o IFAC pode fazer muito através de cada servidor e aluno, seguimos sempre em frente com o plano de fortalecer o Ensino Técnico e Tecnológico no Acre e resgatar a igualdade de importância dos três pilares da nossa instituição: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Hoje, o Ifac trabalha para a socialização, a aceitação do diverso, a participação do aluno em atividades individuais e coletivas, assim como para a sua inserção na relação indissociável entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Nesse processo há vários caminhos que se cruzam a fim de se chegar ao mesmo lugar: uma formação plena e cheia de vivências inesquecíveis.

Nesses 11 anos, muitos caminhos foram trilhados, decisões importantes foram tomadas, sempre de forma coletiva, pensando no melhor para a nossa comunidade. Nessa data comemorativa, venho com muita satisfação apresentar a vocês mais um sonho que se transformou em realidade, a nossa Revista Caminhos do IFAC, um projeto construído e entregue a toda a sociedade acreana, como fragmentos de nossas experiências vivenciadas no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão, enquanto servidores, professores e alunos. Nela vocês verão com mais detalhes os nossos variados caminhos percorridos. Desejamos que, ao lerem os textos e visualizarem as imagens, consigam sentir-se parte da nossa história, dos nossos sonhos e do nosso futuro.

Parabéns, IFAC!

Rosana Cavalcante dos Santos

Reitora