Conclusão por ciclo

 

Conclusão ciclo - CCiclo (%)

Este indicador que mede o percentual de concluintes em um Ciclo de Matrícula, sendo que para este cálculo é empregado o conceito de matrícula e não de matrícula equivalente.

 

Meta

Não há meta prevista em nenhum instrumento normativo. 

 

Polaridade

Quanto maior melhor.

 

Modelo matemático

CCiclo (%) = (CCiclo/MCiclo) x 100

CCiclo: Concluintes no Ciclo - resultado da soma entre a quantidade de alunos “Formados” (alunos que concluíram com êxito todos os componentes curriculares do curso no ano de referência, fazendo jus à certificação), e a quantidade de alunos “integralizados em fase escolar” (alunos que concluíram a carga horária da unidades curriculares e ainda não podem receber a certificação por não terem concluído componentes como estágio, TCC e ENADE), considerando apenas as matriculas vinculadas a ciclos de matrícula com término previsto para o ano anterior ao ano de referência. (Fonte: PNP (SISTEC/ Revalide))

MCiclo: Matrículas no Ciclo - quantidade de matrículas efetuadas no início do ciclo de matrícula. (Fonte: PNP (SISTEC / Revalide))

 

PNP 2018

Ano base 2017

PNP 2019

Ano base 2018

PNP 2020

Ano base 2019

PNP 2021

Ano base 2020

PNP 2022

Ano base 2021

Conclusão Ciclo %

34,09%

44,19%

36,04%

37,14%

34,05%

 

Observando a série histórica, verifica-se que houve um pequeno decréscimo do indicador de 2021 em relação aos anos anteriores, fato possivelmente relacionado ao descompasso entre o ano civil – referência da coleta de dados da PNP – e o ano letivo, comprometido pela suspensão temporária das atividades presenciais de ensino, em virtude da pandemia da covid-19. Para os próximos anos, estima-se uma normalização do indicador a partir do resultado das ações desenvolvidas para permanência e êxito dos estudantes, no âmbito do Ifac.

 

 

Para valores detalhados do CCiclo (%), por campus/ curso, acesse a Plataforma Nilo Peçanha - PNP, clique em "Indicadores de Gestão", selecione a  aba  "Indicadores Acadêmicos" e depois a aba "Eficiência Acadêmica", clique no sinal de "+" ao lado do nome "IFAC" na lista das Instituições.  Após, utilize os filtros em "Detalhar linha por" e em "Ano Base", conforme desejado.