Eficiência acadêmica por ciclo

 

Índice de Eficiência Acadêmica – IEA (%)

Este indicador que mede o percentual de alunos que concluíram o curso com êxito dentro do período previsto (+ 1 ano), acrescido de um percentual (projeção) dos alunos retidos no ano de referência que poderão concluir o curso. São considerados apenas os alunos matriculados em ciclos de matrícula com término previsto para o ano anterior ao Ano de Referência, sendo que para este cálculo é empregado o conceito de matrícula e não de matrícula equivalente.

 

Meta

Não há meta prevista em nenhum instrumento normativo. 

 

Polaridade

Quanto maior melhor.

 

Modelo matemático

IEA (%) = CCiclo + [(CCiclo/ (CCiclo+EvCiclo)) x RCiclo] x 100

CCiclo(%): Conclusão Ciclo - percentual de concluintes, em relação às matrículas vinculadas aos ciclos concluídos no ano anterior ao ano de referência. (Fonte: PNP)

EvCiclo (%): Evasão Ciclo - percentual de evadidos, em relação às matrículas vinculadas aos ciclos concluídos no ano anterior ao ano de referência. (Fonte: PNP)

RCiclo (%): Retenção Ciclo -  percentual de matriculados que são classificados como retidos por terem ultrapassado o período previsto para integralização do curso (acrescido de um ano) em relação às matrículas vinculadas aos ciclos concluídos no anterior ao Ano de referência.(Fonte: PNP)

PNP 2018

Ano base 2017

PNP 2019

Ano base 2018

PNP 2020

Ano base 2019

PNP 2021

Ano base 2020

PNP 2022

Ano base 2021

IEA (%)

35,50%

45,40%

38,40%

41,80%

41,50%

 

O percentual 41,50%, em 2021, apresenta estabilidade em relação ao ano anterior, pois permaneceu praticamente igual.  Esse percentual é considerado positivo, entretanto, o planejamento prevê o acompanhamento e gradativa elevação deste indicador a partir das ações de permanência e êxito, de forma que seja possível aproximar o resultado à média geral da Rede Federal, que é 68,5%.

 

 

Para valores detalhados do IEA (%), por campus/ curso, acesse a Plataforma Nilo Peçanha - PNP, clique em "Indicadores de Gestão", selecione a  aba  "Indicadores Acadêmicos" e depois a aba "Eficiência Acadêmica", clique no sinal de "+" ao lado do nome "IFAC" na lista das Instituições.  Após, utilize os filtros em "Detalhar linha por" e em "Ano Base", conforme desejado.