Reitoria

Reitora do Ifac concede entrevista à TV Rio Branco

publicado: 07/02/2023 17h48, última modificação: 07/02/2023 17h48
Rosana C. dos Santos participou do programa Entrevista da Tarde, nesta terça-feira, 07 de fevereiro
entrevista_reitora_070223 (1).jpeg

A reitora do Ifac, Rosana C. dos Santos, participou do programa Entrevista da Tarde, da TV Rio Branco, nesta terça-feira, 07 de fevereiro. Ao jornalista Rogério Wenceslau, a gestora falou sobre as oportunidades que o Ifac oferece para a população acreana, com destaque para a abertura de uma turma especial de curso superior em Santa Rosa do Purus e a inauguração de um escritório da Embaixada Americana no Campus Rio Branco.

No dia 6 de janeiro, o Ifac lançou o edital de um processo seletivo para a primeira turma especial do curso superior de Tecnologia em Agroecologia no município de Santa Rosa do Purus.

O curso faz parte do projeto Ifac Itinerante, por meio do qual o Instituto busca atender às localidades onde não há campus implantado, especialmente comunidades de difícil acesso. Para tanto, o projeto tem como base estabelecer parcerias com Governo e Prefeituras, a fim de ofertar cursos por meio de emendas parlamentares e/ou recursos externos. A prioridade do projeto são cursos técnicos subsequentes, sendo a oferta de graduação excepcional.

Conforme a reitora explicou, a turma especial em questão é fruto de uma parceria firmada entre o Ifac e a Prefeitura de Santa Rosa do Purus, cujas tratativas ocorrem desde 2020. Naquele momento, foi elaborado um projeto afim de obter recursos para sua realização. O projeto foi contemplado com emenda parlamentar do senador Sérgio Petecão.

Em setembro de 2022 foi firmado acordo de cooperação técnica entre a reitora Rosana Cavalcante e o prefeito José Altamir Sá e, a partir de então, iniciaram-se os processos administrativos de aquisição de materiais, passagens, seleção de equipe de coordenação do curso e seleção de estudantes. Neste momento, a equipe responsável pela coordenação do curso está conduzindo o processo seletivo de estudantes, além de outras demandas administrativas preparatórias para o início das aulas, previstas para iniciarem em março.

O curso de Agroecologia que será ofertado em Santa Rosa do Purus está vinculado ao Campus Cruzeiro do Sul, que fará a certificação dos estudantes. O curso do Ifac Campus Cruzeiro do Sul foi reconhecido com conceito 4 de excelência pelo Ministério da Educação. Entretanto, como se trata de um programa específico, o curso contará com uma equipe de técnicos e professores bolsistas, selecionados em edital interno entre servidores do Ifac.

O curso terá duração de dois anos, com aulas em tempo integral e disciplinas organizadas na forma de módulos, já que os professores precisarão deslocar-se até a localidade. As aulas serão realizadas na estrutura de escola municipal, além de espaços comunitários para a realização de atividades práticas.

A reitora salientou que com a oferta do curso superior, a comunidade não precisará sair do município para cursar uma graduação e que a presença do Ifac em Santa Rosa do Purus é a presença do Estado na garantia de um direito fundamental, que é a educação. Para a gestora, os egressos certamente contribuirão para o desenvolvimento de sua comunidade a partir dos conhecimentos adquiridos, associando os pilares da Educação Profissional, Científica e Tecnológica: trabalho, ciência e tecnologia.

Internacional – Durante a entrevista concedida ao programa Entrevista da Tarde, da TV Rio Branco, a reitora Rosana C. dos Santos também falou sobre a inauguração de um escritório por meio da iniciativa EducationUSA que é uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano.

No Brasil, existem mais de 40 Centros EducationUSA que têm a missão de facilitar o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos Estados Unidos.

O escritório atenderá todas as pessoas que queiram estudar nos Estados Unidos. Ainda assim, conforme explicou a reitora, será uma oportunidade para a comunidade acadêmica do Ifac buscar informações sobre como estudar nos EUA já que o escritório será instalado no Campus Rio Branco.

A inauguração do Centros EducationUSA vai acontecer no dia 27 de fevereiro, às 15h no auditório do Campus Rio Branco. Estarão presentes representantes da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e gestores do programa estadunidense.

A reitora também falou sobre as perspectivas de investimento no Ifac com o novo governo, considerando a recente reunião dos dirigentes das instituições federais de ensino com presidente Lula.