Reitora se reúne com estudantes intercambistas

publicado: 11/07/2023 12h26, última modificação: 11/07/2023 13h43
imagens_materias_capa.png

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, realizou uma reunião especial com os alunos selecionados para participar do programa de intercâmbio Community College Initiative nos Estados Unidos. O encontro aconteceu na sede da Reitora e contou com a presença dos estudantes Gideão da Costa Cruz, participando remotamente, e Alice Lima Soares. A aluna Letícia Lins Araújo da Silva também integrou o encontro e falou sobre sua experiência ao longo do intercâmbio realizado no último ano.

Gideão da Costa Cruz, que é do Campus Cruzeiro do Sul, é aluno do curso de Licenciatura em Física e está programado para embarcar no dia 20 de julho de 2023. Já Alice Lima Soares, do Campus Rio Branco, é aluna do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet e partirá para os Estados Unidos no dia 19 de julho de 2023. Ambos têm previsão de retorno para maio de 2024, após um período de 10 meses no exterior.

O programa de intercâmbio Community College Initiative oferece aos estudantes a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos acadêmicos e culturais em uma instituição de ensino superior dos Estados Unidos. O departamento de Estado americano cobre todos os custos dos participantes, incluindo passagens aéreas, acomodação, alimentação e despesas acadêmicas.

Essa conquista é mais um resultado positivo da parceria entre o Ifac e a Northern Virginia Community College (Nova), que coordena o programa Community College Initiative nos EUA. A parceria foi estabelecida em 2017 e foi reafirmada em abril deste ano, quando a reitora do Ifac visitou a instituição norte-americana.

Durante a reunião, Letícia Lins Araújo da Silva, que é aluna do Campus Rio Branco, participou do programa de intercâmbio de julho de 2022 a maio de 2023, na Houston Community College (HCC). A jovem compartilhou suas experiências e aprendizados adquiridos durante sua estadia nos Estados Unidos, inspirando os futuros intercambistas a aproveitarem ao máximo essa oportunidade única.

A reitora do Ifac expressou sua satisfação em ver mais alunos do Ifac participando de programas internacionais de intercâmbio. Ela destacou a importância dessas oportunidades para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes, além de fortalecer as relações entre as instituições de ensino envolvidas.

Os alunos selecionados, Gideão da Costa Cruz e Alice Lima Soares, estão entusiasmados com a chance de vivenciar uma nova cultura e ampliar seus horizontes acadêmicos. Ambos estão determinados a representar bem o Ifac e o Brasil durante sua estada nos Estados Unidos.

Com mais estudantes do Ifac participando de programas internacionais, o Ifac reafirma seu compromisso com a formação de profissionais qualificados e globalmente preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. O Ifac continuará incentivando oportunidades de intercâmbio e buscando novas parcerias para ampliar ainda mais as opções de estudo no exterior para seus alunos.