Jifac 2023

Aluna do campus Tarauacá é campeã no jiu-jitsu em primeira competição no Jifac

publicado: 02/08/2023 17h29, última modificação: 02/08/2023 17h29
A modalidade vem sendo ofertada desde 2022, porém somente este ano foi possível realizar disputas no feminino
WhatsApp Image 2023-08-02 at 15.20.52 (2).jpeg

A emoção tomou conta do tatame na noite desta terça-feira (01.08), no ginásio do campus Rio Branco. Pela primeira vez na história dos Jogos do Instituto Federal (Jifac) foram realizadas disputas femininas na modalidade jiu-jitsu. A estudante do campus Tarauacá, Keuly Menezes levou a medalha de ouro em seu grupo (52kg a 63kg) e também garantiu o lugar mais alto do pódio na categoria absoluta, que é quando as melhores atletas se enfrentam em uma luta final.

“Fiquei muito emocionada, porque nunca tinha participado de uma competição na minha vida. Realmente, quando estava ali (tatame) a emoção bateu. Eu entrei para o jiu-jitsu, pois estava tentando me recuperar de uma fase de luto. Uma série de coisas afetou o meu emocional e foi um período muito difícil e de muitas transformações. Mas, o jiu-jitsu me ensinou muito. Eu descobri no esporte uma nova filosofia de vida. Estou muito feliz por ter vencido, principalmente porque o nervosismo estava forte. A equipe de Cruzeiro do Sul é espetacular, com ótimas atletas. Não tenho palavras para agradecer a oportunidade”, destacou a atleta.

WhatsApp Image 2023-08-02 at 15.20.51.jpeg   WhatsApp Image 2023-08-02 at 15.21.18.jpeg

Mas não foi só dentro do tatame que a emoção tomou conta. A torcida foi um diferencial durante as disputas. E para Keuly Menezes, as palavras de apoio e incentivo ganharam um outro significado. Sua mãe, Francinete Menezes, torceu e vibrou a cada minuto, ao longo das quatro lutas que a filha disputou na noite do dia 01 de agosto.

“Fiquei muito nervosa desde a primeira luta. Vim para acompanhar, pois sei do significado dessa luta para ela. Isso aqui era o sonho dela e ver ela conquistando essa medalha é o meu sonho também. Estou muito, muito, muito feliz. O sonho dela foi realizado: é ouro. Quando ela começou a fazer jiu-jitsu fiquei um pouco apreensiva, pois é um esporte de luta, mas sempre entendi que, como mãe, temos que apoiar o sonho dos nossos filhos e não bloqueá-los”, ressaltou a mãe de Keuly Menezes.

WhatsApp Image 2023-08-02 at 15.20.52 (1).jpeg

Campus Cruzeiro do Sul

Com um diretor entusiasta e atleta de jiu-jitsu, que é o professor Bráulio de Medeiros, o campus Cruzeiro do Sul levou diversas atletas para as disputas dessa modalidade. Uma delas é Anahara Martins, estudante do curso técnico integrado em Meio Ambiente, que pela primeira vez participou do Jifac.

A jovem, que conquistou medalha de prata na competição, conta que há sete anos pratica jiu-jitsu por influência do pai, Eduardo Bezerra Martins. “Treino no campus duas vezes na semana, mas com mais frequência às sextas-feiras. Todo mundo se reúne para treinar e o nosso diretor geral que nos acompanha, sempre nos incentivando a continuar e melhorar cada vez mais. Estou muito feliz em ter participado dos Jogos e espero poder competir mais vezes, nos próximos anos de Jifac”.

WhatsApp Image 2023-08-02 at 15.20.52.jpeg

Confira abaixo o pódio feminino de jiu-jitsu:

Categoria 52kg a 63kg
1º Keuly Menezes (Tarauacá)
2ºAnahara Martins (Cruzeiro do Sul)
3º Antônia Clara (Cruzeiro do Sul)

Categoria 63kg a 78kg
1º Ana Lara (Cruzeiro do Sul)
2º Virna Cruz (Cruzeiro do Sul)

Categoria Absoluta
1º Keuly Menezes (Tarauacá)
2º Ana Lara (Cruzeiro do Sul)