Notícias

Jifac 2025

Atividades culturais são atrações paralelas às competições do Jifac 2025

publicado: 27/05/2025 17h25, última modificação: 27/05/2025 17h28
A Sessão Cinema, realizada no auditório, junto com apresentações culturais de Capoeira, Carimbó e Desfile Indígena, compõe as atrações voltadas aos atletas
Atividades culturais_Jifac (3).jpeg

Durante os Jogos do Instituto Federal do Acre (Jifac 2025), a Comissão Organizadora do campus Rio Branco, formada por servidores da unidade, preparou uma programação cultural especial para proporcionar momentos de lazer e descontração aos atletas. As atrações incluem a Sessão Cinema, com exibição de filmes no auditório, além de apresentações culturais como Capoeira, Carimbó e um Desfile Indígena.

Nesta terça-feira (27/05), primeiro dia de competições, o auditório da unidade recebeu a primeira exibição de filmes, enquanto o hall do refeitório Antônio Carlos Ferreira Portela foi palco de uma apresentação de capoeira. A exibição da capoeira foi coordenada pelo professor Cledir Amaral, conhecido como Contramestre Riquinho, do Grupo Candeias de Capoeira, e faz parte do programa de extensão "Capoeira e Folguedos no IFAC", criado em 2010.

Atividades culturais_Jifac (8).jpeg Atividades culturais_Jifac (4).jpeg

Além da Sessão Cinema, que continuará nos dias 28 e 29 de maio, a programação prevê, na quarta-feira (28), apresentações de Carimbó e o Desfile Indígena, também no hall do refeitório. Segundo o diretor de Extensão do campus Rio Branco, e membro da comissão, João Cabral, essas atividades visam fortalecer e valorizar as ações culturais desenvolvidas no campus, paralelamente às competições esportivas.

"Pensamos em proporcionar sessões de cinema com filmes temáticos relacionados ao esporte, durante os intervalos, especialmente no horário do almoço, como forma de integrar cultura e esporte em um mesmo ambiente", explicou João Cabral.

Programação diversificada - Diversos servidores do campus Rio Branco integram a comissão organizadora, como é o caso da servidora Mileide Moura Vasconcelos, coordenadora de Comunicação e Eventos e responsável pela apresentação do grupo de líderes de torcida na cerimônia de abertura do Jifac.

"Além da apresentação de capoeira, planejamos também o carimbó e o desfile de alunas indígenas do campus. Essas atrações culturais estão acontecendo de forma paralela aos jogos e contam com a participação ativa dos estudantes, que cantam, dançam e se expressam livremente, como é típico da juventude", destacou João Cabral.

Atividades culturais_Jifac (1).jpeg Atividades culturais_Jifac (6).jpeg

As ações culturais também foram destacadas pelo professor Cledir Amaral, que antes da apresentação do grupo de capoeira ressaltou a importância da integração entre esporte e cultura. "O Jifac é uma celebração esportiva, e a capoeira, por ser também uma prática esportiva, tem seu lugar garantido. Mas ela vai além: traz consigo toda a riqueza da cultura afro-brasileira e nossa ancestralidade. A capoeira transcende o esporte, alcançando também o campo das artes e da cultura", afirmou.

Cledir Amaral, que coordena o programa de extensão "Capoeira e Folguedos no IFAC", destacou ainda o apoio institucional recebido. "Nosso projeto cresceu e hoje é um programa de extensão consolidado no campus Rio Branco, com o apoio da Direção-Geral e do nosso mestre do Grupo Candeias, o Mestre Saci, nosso parceiro há mais de 15 anos", concluiu.

Atividades culturais_Jifac (5).jpeg

Fotos: Luciano Cezário/Ifac