Notícias

Jifac 2025

Estudantes do campus Rio Branco atuam como voluntários na realização do Jifac 2025

publicado: 29/05/2025 13h08, última modificação: 29/05/2025 23h38
Voluntários selecionados por meio de edital, assim como aqueles que manifestaram interesse em contribuir com os Jogos do Instituto Federal do Acre, destacam a experiência e a importância de participar do evento
Voluntários (1).jpeg

Uma das novidades da edição 2025 dos Jogos do Instituto Federal do Acre (Jifac 2025) é a participação de estudantes dos cursos superiores do campus Rio Branco como voluntários. Eles foram selecionados por meio de edital público que regulamentou o processo seletivo e também por meio de manifestação espontânea de interesse em colaborar com o evento.

A seleção foi conduzida pela Comissão de Seleção de Alunos Voluntários, presidida pela servidora Taita Lima do Nascimento, coordenadora do Núcleo de Assistência ao Estudante (Naes), com o apoio dos demais membros da comissão, designados por portaria da Diretoria-Geral. Os estudantes aprovados assinaram um termo de compromisso com a comissão organizadora e receberão certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

                              Voluntários (8).jpeg Voluntários (2).jpeg

Comissões e parcerias - Ao todo, 26 estudantes de graduação do campus Rio Branco estão atuando em diversas comissões: Comunicação, Infraestrutura e Logística, Saúde, Secretaria e Organização Geral. A participação ativa desses voluntários tem sido essencial para o bom andamento do evento.

Uma das comissões, a de Saúde, presidida pela servidora Daiana Sampaio da Silva Araújo, contou com a parceria do Centro de Educação Técnica Especializada do Acre (Ceteac), cuja coordenadora, Ana Vívian Silva Soares, organizou escalas com profissionais e acadêmicos de Enfermagem para prestar atendimento durante as competições.  

                                 Voluntários (4).jpeg Voluntários (7).jpeg

Terezinha da Silva Pereira, que integra a Comissão de Saúde com outros cinco membros, relatou que todas as ocorrências foram atendidas prontamente nos locais das competições. Casos que exigiram atendimento especializado foram encaminhados para hospitais. A presença de equipes do Corpo de Bombeiros também contribuiu para a tranquilidade durante os jogos.

Sobre a participação estudantil, Terezinha Pereira avaliou positivamente a iniciativa. "É a nossa primeira experiência com voluntários, mas está sendo muito positiva. Os alunos estão fazendo a diferença, auxiliando as comissões em diversas atividades. Como temos várias modalidades acontecendo simultaneamente, seria difícil acompanhar tudo apenas com os servidores".

                                                Voluntários (5).jpeg Voluntários (3).jpeg

Os voluntários foram alocados conforme as áreas de formação dos cursos em que estão matriculados, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. "Temos alunos de Logística atuando na comissão responsável pela logística do evento, alunos de Administração trabalhando na Secretaria do Jifac, entre outros. Estamos organizando tudo para que essa experiência seja proveitosa tanto para os estudantes quanto para os membros das comissões", explicou Terezinha.

Ela destacou ainda que essa prática deve ser mantida nos próximos grandes eventos da instituição. "Os voluntários estão sendo acompanhados por servidores e desempenhando suas funções com tranquilidade. Está sendo uma experiência excelente. Espero que no próximo Jifac e em outros eventos possamos contar novamente com os estudantes. É quase como um estágio, pois eles estão vivenciando diversas situações práticas".

Experiência e importância do voluntariado - As estudantes do primeiro período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Louise Emanuelle Araújo, Kleyste Anne Cordeiro e Vitória Solloína, atuaram como voluntárias nas comissões de Comunicação e de Infraestrutura e Logística. Elas destacaram a relevância da participação no evento e os aprendizados obtidos.

               Voluntários (9).jpg Voluntários (6).jpeg

Louise Araújo ressaltou a importância de contribuir com a cobertura jornalística do evento, participando da produção de fotos e vídeos. "Através do voluntariado, podemos contribuir com os eventos institucionais e abrir portas para futuras oportunidades. A área da comunicação é essencial para divulgar o que está acontecendo no Jifac. Além disso, é uma atividade que contribui para nosso desenvolvimento, tanto mental quanto físico".

Kleyste Anne, que atuou também na comissão de Comunicação, compartilhou o entusiasmo com a experiência. "Participar deste evento está sendo incrível. Sempre gostei desse ambiente agitado. Estou no primeiro ano do curso superior e já tive experiências parecidas no ensino médio, o que está me ajudando agora. Espero poder participar novamente no ano que vem".

Para Vitória Solloína, a valorização dos estudantes através do voluntariado é um diferencial importante. "Estamos sendo bem acolhidos e a forma como fomos selecionados, via edital, nos motiva ainda mais. Estamos aplicando o que aprendemos em sala de aula e recebendo apoio da comissão organizadora, inclusive com alimentação e suporte nas atividades. Está sendo uma experiência muito positiva"

Fotos: Luciano Cezário/Ifac e cedidas pela Comissão de Saúde)