Notícias
Notícias
Jogos lúdicos são apresentados na VI FNMAT como resultado de projetos
Futuros professores que participaram da VI Feira Nacional de Matemática (VI FNAMAT), apresentaram 23 trabalhos na categoria Ensino Superior, com destaque para propostas que são resultados de oficinas e projetos de pesquisa e extensão. Dois destes trabalhos representaram o Instituto Federal do Amapá (Ifap) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), abordando os temas “Geojogos” e “Blocos Lógicos”.
A aluna Rakel Cristina Amaral Dias, do 4º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Ifap, apresentou o trabalho “Jogos matemáticos para o ensino da Geometria Plana e Espacial”, desenvolvido com a colega de curso, Andressa Isabelly Monteiro Nunes, sob a orientação da docente Shirley Silva Santos, que recebeu premiação de destaque na VI FNMAT.
O trabalho, desenvolvido como projeto de pesquisa e extensão foi selecionado entre os 10 melhores da IV Feira Amapaense de Matemática, realizada em 2017, teve como objetivo apresentar materiais didáticos-pedagógicos como forma de estreitar as relações entre os conteúdos de matemática e sua aplicabilidade no contexto social e educativo.
Os jogos matemáticos foram elaborados para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Macapá, tendo como referência metodológica as oficinas pedagógicas de jogos de regra, jogos de tabuleiros e desafios matemáticos, para a compreensão dos conteúdos de geometria espacial e geometria plana.
Para a confecção dos jogos, segundo a aluna, foram utilizados materiais recicláveis e de baixo custo, como canetas hidrocor, isopor, papelão, cola de silicone, tesoura, tachinha de sinalização, EVA, e tampas de garrafas PET. “Com a aplicação dos jogos matemáticos é possível despertar maior interesse dos alunos pela ciência matemática, visto que a utilização de material-didático lúdico proporciona o estreitamento entre a teoria e a prática”.
Os alunos, ao interagirem com os jogos, estão exercitando o raciocínio lógico, a atenção, e a resolução de problemas com operações, facilitando a mediação entre conhecimentos concretos e abstratos, conforme explica Rakel Dias. “Para os alunos dessas séries é fundamental a aplicação de estratégias de aprendizagem que permitam a internalização dos conteúdos matemáticos. Assim, a metodologia construtivista permite aos alunos o reconhecimento de formas geométricas e a associação com as fórmulas dos cálculos das áreas específicas, tanto planas quanto espacial”.
Oficina dos Blocos Lógicos
Na mesma categoria e recebendo premiação de destaque, a Universidade Federal do Pará (UFPA) foi representada com o trabalho “Oficina dos Blocos Lógicos”, através da aluna do 8º período Thábata Tamyres Aguiar da Silva e da orientadora Iza Helena Travassos Ferraz de Araújo, docente do curso de Pedagogia.
Segundo a orientadora, a oficina foi realizada em sala de aula como forma parcial de avaliação da disciplina “Matemática dos Anos Iniciais”, e teve como objetivo fazer com que acadêmicos conhecessem os Blocos Lógicos e explorassem seus atributos e, a partir de critérios selecionados, estabelecer relações entre as peças. “Nessa disciplina os alunos conhecem tanto os conceitos matemáticos quanto metodologias para se ensinar matemática. E nesse sentido fizemos uma proposta para os alunos e um grupo propôs trabalhar com os Blocos Lógicos”.
A oficina foi preparada por cinco alunas da turma, Jéssica Serpa, Naiara Almeida, Mariana Mesquita, Islaine Silva e Thábata Silva, que elaboraram o projeto e executaram a oficina, mas somente Islaine Silva e Thábata Silva apresentaram a proposta de expor o trabalho na VI Feira Nacional de Matemática. “O grupo realizou pesquisa sobre Blocos Lógicos e o resultado foi que a oficina se destacou, por sair do tradicional para uma outra proposta do trabalho com a lógica, percepção, classificação e atributos das figuras”, lembra a docente.
A aluna Thábata Tamyres Aguiar da Silva destaca que, quando estiver formada a oficina servirá como referência para o trabalho com crianças dos anos iniciais, pois a proposta dos Blocos Lógicos leva em consideração o desenvolvimento do raciocínio lógico. “Nesse aspecto desenvolvemos alguns processos e brincadeiras para demonstrar as diferentes formas de trabalhar”.
O método, que foi desenvolvido pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, exercita a lógica e desenvolve o raciocínio abstrato nas crianças de cinco anos, através do uso de material concreto, bem adaptado à idade. “Os blocos lógicos são utilizados para mostrar para as crianças que ela pode associar o que vive no dia a dia com a Matemática e quando ela associa estes conhecimentos, ela aprende com mais facilidade”, destaca a estudante.
Por meio do planejamento e realização da oficina pode-se constatar que existem formas dinâmicas de fazer com que as crianças desenvolvam suas primeiras noções de lógica, além das relações como correspondências e classificação de forma lúdica e divertida, reforça Thábata Silva. “Para isto, é necessário que nós, futuros profissionais da educação, conheçamos recursos que tenham esta finalidade, principalmente os Blocos Lógicos, por suas propriedades”.

A VI Feira Nacional de Matemática (FNMAT) foi realizada pela primeira vez na região Norte, no período de 23 a 25/05, sendo coordenada pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), com apoio da Ufac. Mais de 100 trabalhos científicos envolvendo as diversas áreas da Matemática foram apresentados durante o evento.

