Notícias
Notícias
Ifac recebe emenda impositiva da bancada parlamentar para 2019
O Instituto Federal do Acre (Ifac) foi contemplado com o valor de R$ 10 milhões, que será repassado através de emenda impositiva em 2019. O recurso foi proposto pelos parlamentares (deputados federais e senadores) que fazem parte da bancada do Acre no Congresso Nacional.
Durante permanência em Brasília, a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, que participou da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), entre dias 05 e 08 de novembro, realizou visita institucional aos gabinetes dos deputados federais e senadores, para agradecer o apoio concedido ao Ifac através da emenda impositiva da bancada.
“Esta é a primeira emenda impositiva de bancada que o Ifac recebe. O valor, que será repassado para a instituição em 2019, é resultado de um trabalho que vem sendo feito desde 2014, quando assumi a Reitoria da instituição. Foi conhecendo cada parlamentar, conversando e apresentando o Ifac, que ao longo desses anos, todos puderam entender que as emendas individuais, que eram destinadas ao Instituto, refletiam em melhorias para alunos, servidores e comunidade. Foi um trabalho que contribuiu para que a bancada federal pudesse conhecer o Instituto Federal do Acre”, explicou Rosana Cavalcante dos Santos.
Clique aqui e veja mais fotos
O valor da emenda impositiva, que já está inserido no Projeto de Lei Orçamentária (PLO) a ser aprovado para o ano de 2019, será destinado às reformas da Escola da Floresta, doado pelo Governo do Estado, espaço em que funcionará o campus Rio Branco Avançado Baixada do Sol, que atualmente está localizado no bairro Aeroporto Velho, como também o prédio da Reitoria do Ifac.
“A emenda impositiva de bancada destinada ao Ifac é também reflexo do reconhecimento dos parlamentares em relação ao trabalho que o Ifac vem realizando junto ao Estado. É motivo de muita alegria para a instituição, pois a bancada federal do Acre tem entendido a educação como prioridade. Quando um recurso é destinado à instituição, as melhorias não são apenas para o Ifac, mas também para toda sociedade. Quem ganha é o Estado com essas emendas”, destacou Rosana Cavalcante dos Santos.
Emenda impositiva
Promulgada em 2015 pelo Congresso Nacional, a Emenda Constitucional 86 tornou impositiva, junto ao Poder Executivo, a execução de emendas dos parlamentares em relação ao Orçamento da União. De forma individual e/ou coletiva, deputados federais e senadores têm, atualmente, possibilidade de indicar valores a serem investidos junto a ações públicas nas esferas federal, estadual e municipal.
A emenda impositiva de bancada destinada ao Ifac foi de autoria dos deputados federais Alan Rick, Angelim Vasconcelos, César Messias, Flaviano Melo, Jéssica Sales, Léo de Brito, Major Rocha, Sibá Machado, além dos senadores Gladson Cameli, Jorge Viana e Sérgio Petecão.
“A gente só tem a agradecer aos parlamentares acreanos, que sempre nos atenderam e nos ajudaram com emendas individuais durante toda gestão e agora encerram o mandato em 2018 prestigiando o Ifac com uma emenda impositiva de forma conjunta. Este é um momento muito feliz para a instituição, que passa por uma fase de crescimento e ascensão, e também por termos deputados e senadores que compreendem a importância do ensino e percebem que a Educação não tem bandeira política”, destacou Rosana Cavalcante dos Santos.
Foto Congresso Nacional: Rodolfo Stuckert