Notícias

Campus Baixada do Sol

Abril indígena: Campus Baixada do Sol realiza roda de conversa

publicado: 26/04/2019 13h25, última modificação: 28/01/2026 15h40
Atividade foi parte da programação do evento Povos Indígenas: Cenários Possíveis, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e indígena
indigena-baixada1.png

No dia 17 de abril, o campus Avançado Baixada do Sol realizou uma roda de conversa como parte da programação do evento Povos Indígenas: Cenários Possíveis, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e indígena (Neabi). A atividade contou com a participação da coordenadora da Organização dos Professores Indígenas do Acre (Opiac) e representante da Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (Amaaiac), Francisca Arara e do aluno de Recursos Pesqueiros, do povo Kuntanawa, Francisco Eliton.

Francisca Arara falou sobre os trabalhos desenvolvidos por diferentes povos indígenas do Acre, anseios e desafios na conjuntura atual, com ênfase nas questões relativas à segurança alimentar indígena, sistema agroflorestal, educação escolar indígena e perdas e garantias de direitos indígenas. Ao final de sua fala, foi aberto espaço para perguntas, momento em que foram aprofundadas questões sociais, econômicas, educacionais e de saúde envolvendo os povos indígenas.

“É muito Importante a abertura da instituição para os povos indígenas. Por meio dessa ação, o Ifac mostrou realmente que tem respeito pelos povos indígenas e preocupação com as nossas lutas”, comentou.

Aluno do 1º período do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros, pertencente ao povo Kuntanawa, Francisco Eliton de Araújo também participou da roda de conversa. De acordo com ele, “A experiência foi maravilhosa. Nós sabemos que quando se trata dos povos indígenas, estamos falando do coração da Amazônia, estamos falando de um povo trabalhador. Sou Kuntanawa, tenho muito respeito pelas outras etnias e nossa perspectiva de vida é cuidar da nossa Amazônia, cuidar do nosso Acre”.