Notícias
Campus Rio Branco
Estudantes do curso de Ciências Biológicas realizam visita técnica no Hemoacre
Estudantes do sexto período do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, do campus Rio Branco, participaram de visita técnica realizada no Hemocentro do Acre (Hemoacre), nos dias 27 e 29 de março. A atividade, coordenada pela docente Graciele Simoneti da Silva Hoffmann, teve como objetivo apresentar temáticas estudadas na disciplina de Genética II.
Conforme explica a professora, os estudantes foram recepcionados pela bióloga e biomédica Djane, que explicou o ciclo do sangue, desde sua captação, coleta, exames e distribuição. Além disso, os alunos tiveram oportunidade de conhecer os diversos laboratórios do Hemoacre, como também visualizaram a técnica realizada de tipagem sanguínea, para determinar o grupo sanguíneo ABO e o fator Rh.

“Durante a visita os servidores de cada departamento do hemocentro explicaram suas atividades e o funcionamento do setor. Os alunos puderam observar toda a responsabilidade, competência e cuidado da equipe em todos as etapas e espaços. Ao final da visita alguns alunos até mesmo se sensibilizaram e doaram sangue. Acredito que o objetivo de visualizar na prática as hemoaglutinações na tipagem sanguínea foi alcançado, pois além de formar professores com capacidade técnica, a visita também serviu para despertar a empatia ao próximo, fundamental na relação professor aluno”, afirmou Graciele Hoffmann.
Para o aluno Felipe Santos de Souza, a visita técnica contribuiu para a ampliação do conhecimento visto em sala de aula. “É sempre bom termos aula prática, pois assim fixamos o conteúdo aprendido em sala de aula. Nessa visita vimos e comprovamos todos os processos, desde a recepção até a parte final, que o sangue do doador percorre até chegar em quem o recebe. Ficou claro a importância de que mais pessoas doem sangue, haja visto que uma bolsa coletada salva até quatro vidas. Foi maravilhosa nossa aula. Como aluno, agradeço o empenho da professora Graciele, o Hemoacre e o Ifac que nos proporcionou esta aula prática”.
Estudante da turma vespertina, Adriane Lazzarretti destacou a importância da aula prática para se conhecer melhor o processo de doação de sangue. Segundo ela, o que mais lhe chamou atenção foi a etapa da tipagem sanguínea, que compreende o processo de coleta e análise do sangue do paciente para identificar qual o grupo sanguíneo ele pertence.
"Depois da aula prática tive o privilégio de realizar um sonho que era doar sangue. A equipe toda, desde a recepção, triagem e da própria doação de sangue é fantástica! O procedimento é rápido e indolor! Super tranquilo. Um dos pontos positivos para a doação de sangue é saber que posso estar salvando a vida, não só de uma pessoa, mas de até quatro pessoas. Foi muito gratificante saber que um gesto tão simples e que leva menos de uma hora pode causar tanto impacto na vida de outras pessoas. Um dos pontos negativos da visita foi saber que os estoques estavam tão baixos. Isso é algo que preocupa. Por isso existe a necessidade da população se conscientizar sobre a importância de doar sangue. Gostaria de agradecer, em especial, a professora Graciele Hoffmann pela iniciativa da aula prática, que visa, sobretudo, nos ensinar do início ao fim a coleta da doação de sangue. Agradeço também ao Ifac e ao Hemoacre”.
Ao final da visita, a professora Graciele Hoffmann agradeceu aos estudantes e também ao Hemoacre pela visitação. “Gostaria de agradecer imensamente ao Hemoacre e toda sua equipe pelo acolhimento aos alunos. Prontamente se dispuseram a nos receber e todos foram muito solícitos no contato, agendamento e no atendimento aos alunos. Também agradeço ao Ifac pela disponibilização do transporte”.


