Notícias
Notícias
Inscrições para 40 bolsas do Programa Monitoria começam no dia 15 de abril
- Foto: Wenderson da Silva de Sousa
O Instituto Federal do Acre (Ifac), através da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (Dsaes), lançou edital para o Programa Monitoria. Ao todo, estão sendo ofertadas 40 vagas para estudantes dos cursos técnicos integrados, técnicos subsequentes e cursos superiores, dos campi Avançado Baixada do Sol, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. As inscrições serão realizadas entre os dias 15 a 17 de abril.
Conforme edital, os alunos selecionados irão receber bolsa mensal no valor de R$ 400, durante o período de sete meses. O objetivo do programa é, através dos estudantes-monitores, promover atividades de superação das dificuldades de aprendizagem, criar condições para a iniciação da prática da docência, oportunizar o crescimento profissional e pessoal dos alunos, além de possibilitar a socialização de conhecimento.
Para concorrer às vagas, o estudante deve estar regularmente matriculado e frequentando as aulas em um dos cursos técnicos ou superiores do Ifac; ter frequência mínima de 75% em cada disciplina cursada no último período letivo; ter obtido aprovação na disciplina na qual pleiteia a monitoria, com nota igual ou superior a 7,0; estar cursando, no mínimo, o 2º período do curso; ter renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio ou ser oriundo da rede pública de educação, prioritariamente; como também ter disponibilidade de no mínimo oito e no máximo doze horas semanais (as horas não poderão ser coincidentes com o horário das aulas).
Para se inscrever, o aluno deverá apresentar, já preenchido e assinado, os formulários de inscrição e socioeconômico, juntamente com os documentos que comprovem as informações declaradas, além de comprovante atualizado do Coeficiente Rendimento Acadêmico (CRA). A documentação deverá ser entregue em envelope lacrado e identificado, no Núcleo de Assistência ao Estudantes (Naes) do campus.
A seleção dos novos monitores contará com quatro etapas: análise socioeconômica, origem da Rede Pública Estadual, análise do Coeficiente Rendimento Acadêmico e Entrevista Individual, que abordará as seguintes temáticas: motivação para inscrição no Programa de Monitoria; disponibilidade do candidato; interesse pela área; noções básicas de didática; relacionamento interpessoal; criatividade; facilidade de compreensão; responsabilidade; iniciativa; participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Acesse aqui os formulários para inscrição
Conforme o cronograma, após o período de inscrição, a documentação apresentada pelos estudantes será realizada entre os dias 22 e 23 de abril. O resultado preliminar será divulgado no dia 25 de abril. Os candidatos que tiverem interesse em interpor recursos, deverão apresentar documentação entre os dias 26 e 29 de abril. Já a entrevista individual dos estudantes acontecerá entre os dias 03 e 06 de maio.