Notícias

Campus Cruzeiro do Sul

Unidade experimental do Ifac contribuirá para realização de pesquisas e aulas práticas

publicado: 29/04/2019 16h04, última modificação: 28/01/2026 17h12
Espaço conta com mais de 570 m² de área construída e está localizado no campus Cruzeiro do Sul
unidade_experimental_fotos_ismael_medeiros-5.jpeg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) inaugurou, na manhã desta segunda-feira (29.04), a unidade didática experimental do campus Cruzeiro do Sul. O espaço, que conta com mais de 570 m² de área construída, possui casa de vegetação, dois aviários e granja de suinocultura. A área, além de ser utilizada para realização de aulas práticas, também auxiliará estudantes, professores e comunidade na execução de projetos e pesquisas científicas.

Junto com servidores e estudantes, a solenidade de inauguração contou também com a presença da reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, do diretor geral pro tempore do campus Cruzeiro do Sul, Bráulio de Medeiros Gonçalves, do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, e do senador Sérgio Petecão.

  

De acordo com Rosana Cavalcante dos Santos, a unidade didática experimental é um espaço que já vinha sendo idealizado pelos servidores e estudantes de Cruzeiro do Sul. “Em 2016 começamos a pensar nesse projeto. No ano seguinte, buscamos os recursos necessários para construção e em 2018 concluímos a obra. Hoje estamos entregando um espaço que não é dedicado somente aos docentes e estudantes do Ifac, mas para toda comunidade. Um local que será destinado ao desenvolvimento de projetos, pesquisas e atividades que irão contribuir com o desenvolvimento da região”.

Com a inauguração da área experimental, Bráulio de Medeiros acredita que o campus Cruzeiro do Sul vai poder se dedicar ainda mais ao desenvolvimento econômico e social do município. “Com a inauguração dessa unidade, o campus muda de status e dá um salto para a prática. Saímos da sala fechada e caminhamos na direção ao desenvolvimento do conhecimento. Tenho certeza que com a unidade experimental vamos poder contribuir de maneira muito mais sólida no desenvolvimento de nossos alunos e, consequentemente, no desenvolvido econômico e social do Vale do Juruá”.

Estudante do campus Cruzeiro do Sul, Luiz Fernando Rodrigues Costa destacou os benefícios acadêmicos e profissionais a partir da utilização da unidade didática experimental. “Quando cheguei no Ifac, há três anos, este campus era diferente. Não tínhamos o que temos hoje. Tenho certeza que a inauguração deste espaço irá contribuir com a formação de mais pessoas, pois vão conseguir estudar na prática o que é visto em sala de aula”.

Para o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, a inauguração da unidade didática experimental vai ao encontro com a realidade econômica do município. Segundo ele, os investimentos realizados ao longo dos anos na cidade, vão poder ser ampliados com a instalação da unidade didática experimental do Ifac. “O Ifac tem contribuído, diretamente, com o município através dos projetos e estruturas inauguradas. Tenho certeza que a área experimental, através de seus alunos, vai contribuir para que nossos produtores rurais aumentem a renda e melhorem a região”.

 

Senador Sérgio Petecão, que também esteve na inauguração, destacou a importância das emendas parlamentares para ações envolvendo a educação. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pelo Ifac nos municípios do Acre precisa continuar sendo incentivado através da aplicação de recursos.

“Fiz questão de estar no evento, primeiro para expressar o respeito a instituição, e como coordenador de bancada sei a exata dimensão da importância que é estreitar essa relação com o Ifac. Tenho acompanhado de perto o trabalho da reitora Rosana Cavalcante dos Santos, e vejo o esforço dela em buscar melhorar o Ifac no Acre. A construção de espaços como este fortalece a educação como um todo. Nós, como parlamentares, precisamos contribuir para estas mudanças positivas”, afirmou o senador.

Localizada na mesma área em que funciona o campus Cruzeiro do Sul, a unidade didática experimental é composta por uma casa de vegetação, medindo 160 m² e com capacidade para produção de 4 mil, dois aviários, sendo um de postura e um de corte, em que cada espaço mede aproximadamente 109 m² e tem capacidade para até mil aves, além de uma granja de suinicultura, medindo 200 m² com capacidade para 105 animais.

(Fotos: Ismael Medeiros)