Notícias

Campus Tarauacá

Alunos do campus Tarauacá são classificados para etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes

publicado: 27/08/2019 11h39, última modificação: 05/02/2026 18h23
Evento, que reúne estudantes de todos os estados brasileiros, vai acontecer no Rio de Janeiro
ctc_mobfog_2019.jpg

Estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Tarauacá estão classificados para participar da etapa nacional da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (13ª MOBFOG). Para representar o Ifac e também os acreanos, foram classificados três estudantes do 3º período do curso técnico em Florestas. São eles: Aurimar Oliveira do Vale, Carlos Reginaldo Lopes do Ó Junior e Talison de Amorim Gomes.

De acordo com os professores orientadores, Antônio de Sousa Filho e Delma Pereira de Andrade, a atividade prática de lançamento dos foguetes aconteceu no dia 11 de maio, na área externa do campus Tarauacá, mas somente na semana passada, os jovens receberam a notícia da classificação.

“Antes de realizarmos o lançamento dos foguetes, a turma participou de aulas teóricas evolvendo conceitos da ação dos reagentes químicos, noção de altura, espaço e cálculo. Isso contribuiu para que chegássemos à classificação da equipe para a etapa nacional. O foguete, que foi lançado pela equipe, alcançou cerca de 135 metros de distância, além de ter cumprido com os requisitos como inclinação e altura”, destacou Delma Andrade.

Para alcançar o feito, a equipe utilizou garrafas pets, canos tubulares, vinagre e bicarbonato de sódio.

Talisson Gomes, que integra a equipe classificada, ressaltou que para chegar à fase final, a equipe se empenhou junto às aulas e demais atividades realizadas durante as aulas de Física.

“Participar desse evento nacional é de suma importância para a minha formação profissional, intelectual e pessoal. Além disso, estar na final também contribuiu para que entendesse a real necessidade do trabalho em equipe e de pôr em prática os conceitos sobre a Física, já que atuo como monitor, apoiando meus professores dessa área. Não imaginávamos que íamos vencer. Foi maravilhosamente inesperado”, afirmou Talisson Gomes.

Diretor geral do campus Tarauacá, Sérgio Flórido, parabenizou a equipe e destacou o empenho dos docentes e estudantes. “É muito gratificante ver nossos jovens empenhados nas atividades propostas. A classificação para a etapa nacional de lançamento de foguetes é mérito deles e dos docentes envolvidos, o que muito nos orgulha.

Nesta edição, a 13ª MOBFOG vai acontecer na cidade de Barra do Piraí (RJ), entre os dias 22 a 25 de outubro. A expectativa é reunir centenas de estudantes de várias instituições de ensino do país. Em 2018, a Mostra Brasileira de Foguetes contou com a participação de aproximadamente 120 mil pessoas.