Notícias
Campus Tarauacá
Projeto de Arte transforma os espaços do campus Tarauacá
Estudantes do ensino médio estão transformando o visual da escola no Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Tarauacá. A partir do projeto do professor de Arte, Alan Saldanha, os alunos vêm realizando diversas intervenções artísticas nas paredes do campus com a técnica do grafite com estêncil digital. As atividades acontecem nas aulas de artes e nos horários livres dos alunos.
Segundo o docente de Arte, o projeto tem como objetivo explorar novas possibilidades do espaço, como um local de eventos, exposições e observação. Além disso, o contato com a arte da pintura propicia o desenvolvimento do olhar, para além do superficial, e de uma percepção crítica e reflexiva, aguçando o imaginário e a criatividade dos jovens. Outro aspecto importante do projeto é a utilização do espaço como ferramenta didática e a possibilidade de agregar grupos e artistas amadores da comunidade.

A atividade prática da pintura funciona como complementar à teoria aprendida em sala de aula. No Espaço Cultural é o momento que os alunos têm de “botar a mão na massa”, como explica o coordenador do projeto. “Na sala de aula é tudo muito rápido, 50 minutos não bastam para explorar os temas. A técnica que usamos do grafite com estêncil digital não é tão complicada e os alunos ficam felizes com o resultado. Eles não gostam só de olhar, gostam de fazer as pinturas”, afirmou o professor Alan Saldanha.
Na disciplina de Arte, diversos temas já foram abordados com a turma, como Dia da Consciência Negra, Dia Internacional da Mulher e Inclusão. Os alunos estudaram a história de vida dos ícones nacionais e mundiais, com ênfase nas suas ações e legado de lutas para a contemporaneidade. A partir desses debates, eles se inspiraram para fazer as pinturas na parede do campus. Zumbi dos Palmares, Marielle Franco, a jogadora Marta, Rosa Parks e Malcolm X foram algumas das personalidades escolhidas pelos jovens artistas.
Para a aluna do 2º ano do Integrado em Administração, Orleanda Madeira, as atividades com pintura são um grande aprendizado. Ela contou sobre os temas que a inspiraram para escolher o que desenhar: “Conheci bastante os personagens e me inspirei nos temas da discriminação, impunidade e o preconceito que são um problema. Acredito que devemos amar o próximo e tratar todos de forma igual, independentemente de cor, sem distinção.”
Com informações do campus Tarauacá – Fotos: Tamara Smoly