Notícias

Campus Cruzeiro do Sul

Campus Cruzeiro do Sul realiza atividades sobre Consciência Negra

publicado: 02/01/2019 04h22, última modificação: 21/01/2026 17h19
Projeto, que contou com a participação de docentes e estudantes de escolas estaduais, foi aprovado em edital da Pró-Reitoria de Extensão
consiencia_negra_ccs-2.jfif

Com objetivo de ampliar o debate sobre a Consciência Negra, o campus Cruzeiro do Sul desenvolveu ao longo dos meses setembro, outubro e novembro de 2018, o projeto “Novembro Negro: Consciência, Diversidade e Justiça”.

A ação, que foi aprovada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e coordenada pela professora Blenda Cunha Moura, contou ainda com a participação do estudante Victor Manoel Ferreira Castro, como bolsista. Dentre as atividades realizadas, que integraram alunos e servidores da unidade, estavam a exibição de filmes com debates, além de apresentações musicais negras durante o intervalo das aulas, que foram realizadas nos meses de setembro e outubro.

Comemorado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Nega no campus Cruzeiro do Sul contou com a realização de oficinas, mesas redondas, além de atividades musicais. Para o desenvolvimento das atividades, o projeto contou com apoio dos docentes Marcelo Viana, Rodrigo Marciente, Emerson Gaspar, Braulio de Medeiros Gonçalves e Israel Pereira, além da professor convidada Meyrecler de Araújo e do padre Sangueve Pacheco.

Conforme explica a coordenadora do projeto, Blenda Moura, além dos estudantes do Ifac, também participaram das atividades, os alunos e professores das Escolas Estaduais Professor Flodoardo Cabral e Dom Henrique Ruth.

Para o aluno Victor Manoel, integrar o projeto como bolsista foi muito gratificante. “Foi um projeto trabalhoso, mas conseguimos dar conta do objetivo principal, que era despertar sobre a conscientização para as questões negra não só no Brasil, mas em várias partes do mundo”.

Conforme explica o diretor do campus, Braulio de Medeiros Gonçalves, “iniciativas como essa interligam o Ifac à sociedade, como também despertam senso crítico em todos os envolvidos”.

(Com informações professora Blenda Moura - campus Cruzeiro do Sul)