Notícias

Campus Cruzeiro do Sul

Docentes e alunos do campus Cruzeiro do Sul participam do XII Connepi

publicado: 02/01/2019 06h49, última modificação: 21/01/2026 17h32
Foram realizadas apresentação de trabalhos, como também participação em minicursos, palestras, mesas-redondas e miniconferências
connepi_ccs-3.jpg

Estudantes e docentes do campus Cruzeiro do Sul participaram do XVII Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi). O evento, que foi realizado em Recife (PE), aconteceu entre os dias 27 e 30 de novembro e contou com a participação de diversos Institutos Federais, através da apresentação de pesquisas e produções em áreas diversas.

Conforme explica a docente Blenda Cunha Moura, que participou do evento com outros docentes e alunos do Ifac, foram 4 dias de muito aprendizado, onde todos puderam participar e promover minicursos, miniconferências, palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e atividades culturais.

 

“Com os professores José Marlo Araújo de Azevedo e Adrielen Moraes Corti, além dos alunos orientandos e de técnicos, conseguimos levar um pouco dos resultados das ações de ensino, pesquisa e extensão que realizamos no Ifac”, ressaltou Blenda Moura.

Segundo ela, as apresentações dos trabalhos foram os resultados obtidos através de pesquisa e ações de inovação do campus Cruzeiro do Sul, que estão atrelados a grupos e núcleos de pesquisa e estudos em que os docentes atuam.

Para a estudante Tainá Nogueira, que realizou apresentação de trabalho sobre a cultura Marubo, a participação junto ao Connepi foi importante. “Foi uma experiência única, onde trocamos nossos conhecimentos com professores, estudantes, pesquisadores de vários Institutos Federais. Foi muito bom levar nosso Acre e falar um pouco da cultura indígena Marubo para um público tão dedicado”.

Pesquisas

Blenda Moura, que já foi coordenadora e hoje é membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), tem desenvolvido ações de pesquisa e extensão há mais de 3 anos. Durante o ano de 2018 trabalhou com representações do negro no cinema e educação indígena na escola, junto com seus orientandos.

Já o professor José Marlo, que atualmente coordenador do curso de Agroecologia e também do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Vale do Juruá, vem desenvolvendo ao longo de dois anos pesquisa voltadas para o fortalecimento da Agroecologia e produção orgânica. Segundo ele, o Núcleo de Agroecologia tem desenvolvido ações nas comunidades rurais do Vale do Juruá e com isso, contribuído de forma significativa com os agricultores locais.

Com base nos resultados das pesquisas realizadas pelo Núcleo de Agroecologia, José Marlo e sua equipe aprovaram nove trabalhos no Connepi 2018. De acordo com ele, este resultado é fruto de muito trabalho em equipe (docentes, técnicos, alunos e a comunidade) enfatizando a importância do fortalecimento de núcleo de estudos nos Campi.

“É de extrema importância a instituição fomentar a manutenção dos núcleos de estudos nos campi, considerado que estes contribuem de forma significativa para o fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão, que é a bases dos Institutos Federais”, lembrou José Marlo.      

Adrielen Corti, que hoje coordena o Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (GPEEADS), apresentou em seus trabalhos, a culminância de ações realizadas ao longo do ano de 2018 pelo grupo, que também atua na região do Vale do Juruá e contribui para a propensão de pesquisa e práticas ambientais, desenvolvidas com a comunidade acadêmica e externa.

“É inevitável falar de educação ambiental diante do cenário fragilizado em que a Amazônia se encontra. Os trabalhos apresentados no Connepi 2018 impulsionaram um programa que será desenvolvido em 2019 no campus Cruzeiro do Sul, com apoio do ex-deputado federal Raimundo Angelim, que destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil reais. O programa atenderá demandas ambientais da região, promovendo sensibilização social e oportunidades de mudança da realidade local”, explicou Adrielen Corti.

(Com informações professora Blenda Moura - campus Cruzeiro do Sul)