Notícias
Campus Rio Branco
Campus Rio Branco realiza I Feira de Ciências Inclusiva do Ifac
O campus Rio Branco realizou a I Feira de ciências inclusiva do Ifac: integrando os conhecimentos da química e da geologia por meio do desenho universal, no dia 11 de junho, no Ginásio Poliesportivo Juliana de Souza Dantas. A ação é fruto do projeto de extensão coordenado pelos docentes Cleilton de Farias, Elessadro Oliveira e Francisco Héliton do Nascimento com os alunos das disciplinas de Projeto Integrador I e a Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A feira teve a participação dos alunos dos cursos integrados ao ensino médio.
O objetivo do projeto é demonstrar a importância do meio ambiente a partir de atividades expositivas e práticas sobre a química e geologia integradas. Para isso, foi utilizado o desenho universal para possibilitar a inclusão educacional de pessoas com deficiências. A feira teve início no período da manhã com o reconhecimento dos materiais pelos deficientes visuais e, logo após, os alunos dos cursos de integrado ao ensino médio participaram. A feira encerrou-se as 12 horas.
“Os resultados alcançados mostraram o comprometimento dos alunos da disciplina de projeto integrador I no planejamento da atividade, na elaboração das maquetes e cartazes e na execução da atividade. Esta foi a primeira feira totalmente inclusiva já realizada no Ifac, com todos os elementos construídos com base no desenho universal, possibilitando a participação de pessoas com deficiência visual e surdez, pois, além das legendas em braile e da audiodescrição dos expositores havia uma interprete a disposição”, explicou o professor Cleilton.
A aluna do 3º ano do curso de ensino médio integrado ao técnico de Informática para a internet, Camyla Rezende elogiou o evento. “Quero primeiramente parabenizar todos os integrantes porque foram trabalhos super bem feitos e as explicações bem claras com um tom de diversão. O diferencial que eu apreciei mais foi o fato de não me deixarem sair até que aprendesse todo o conteúdo. De fato, um trabalho de excelência, parabéns a todos os envolvidos.”
O servidor Thiago Carvalho também parabenizou os alunos e professores pelo projeto. “As apresentações que eu ouvi, eu pude compreender pela demonstração, pelo reconhecimento tátil, principalmente o grupo que fez o experimento da chuva ácida. Temos que promover a acessibilidade para todas as pessoas com deficiência. As explicações que ouvi eu consegui compreender sobre aquecimento global, chuva ácida, preservação do meio ambiente foram ótimas”, comentou.
A I Feira de ciências inclusiva do Ifac contou com apoio da Associação das Pessoas com Deficiência Visual do Acre (Adevi/AC) e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus Rio Branco.
Durante a atividade, foi produzido um vídeo com audiodescrição que pode ser conferido clicando aqui. O vídeo tem apresentação do professor Francisco Héliton que mostra os trabalhos expostos na feira e conversa com alunos e professores presentes no evento. Edição e imagens do servidor Nelson Batista.
