Notícias

Campus Rio Branco

Campus Rio Branco realiza X Jornada Pedagógica

publicado: 24/07/2019 15h44, última modificação: 04/02/2026 17h02
Evento reuniu docentes e técnicos administrativos com objetivo de fortalecer o processo educativo na unidade
fachada_crb.jpg

Professores e técnicos administrativos do campus Rio Branco se reuniram, entre os dias 22 e 24 de julho, para a X Jornada Pedagógica: “Saberes e cuidados na prática docente – Desenvolvendo competências socioemocionais na relação com os alunos”.

O evento, que é realizado semestralmente na instituição, teve o objetivo promover o fortalecimento do processo educativo desenvolvido na unidade, como também trabalhar estratégias para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, com base nas reflexões sobre os resultados alcançados no primeiro semestre letivo de 2019.

A partir do planejamento de atividades pedagógicas, os servidores do campus Rio Branco também discutiram ações e projetos com foco no desenvolvimento de competências e habilidades na relação do professor com o educando.

A ação, que também foi realizada no auditório do Sebrae, contou com organização das Diretorias Geral (Dirge), de Ensino, Pesquisa e Extensão (Diren), de Administração, Manutenção e Infraestrutura (Dirai), além das Coordenações Técnico-Pedagógica (Cotep), Cerimonial e Eventos (Cocoe) e o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

Além da elaboração de plano de ensino e preparação para o início das aulas, os servidores também participaram de mesas redondas, palestras e ampliaram as discussões sobre as competências e habilidades do dia a dia na instituição nas atividades das salas temáticas.

Veja abaixo as temáticas abordadas pelos docentes e técnicos administrativo durante a X Jornada Pedagógica do campus Rio Branco:

Palestra: “Saúde dos professores: presenteísmo e absenteísmo”;

Mesa Redonda: “Os impactos no desenvolvimento e na aprendizagem causados pela violência e abusos vivenciados na infância”;

Salas Temáticas: “Promovendo a interdisciplinaridade através da Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP”; “Avaliação da aprendizagem – Elaboração de questões avaliativas considerando os conteúdos procedimentais, conceituais e atitudinais”; “Elaboração de ‘slides adaptados para Pessoas com Deficiência – PcD” e “Práticas de utilização do SIGAA/IFAC para docentes”.