Notícias
Campus Sena Madureira
3ª Semana Acadêmica de Zootecnia do Ifac segue até o dia 17 de maio
Com o tema “A força da produção animal”, a 3ª edição da Semana Acadêmica de Zootecnia do Instituto Federal do Acre (Ifac) teve início nesta quarta-feira (15.05), no município de Sena Madureira.
O evento, que já é tradição no calendário acadêmico do Ifac, está sendo organizado por servidores e estudantes do 7º período do curso de Bacharelado em Zootecnia, e conta com apoio Grupo de Pesquisa e Extensão Agropecuária Sustentável (GPEAS) e da Consultoria, Projetos e Assistência AcreZoo.
Além da troca de experiência, entre estudantes, docentes e produtores rurais, o evento tem contribuído para ampliação das discussões sobre manejo animal na prática, genética animal, sanidade e bem-estar animal, além de empreendedorismo, atuação dos zootecnistas no setor agropecuário e o papel social dos futuros profissionais.

Nesta quinta-feira (16.05), foram realizados os minicursos: “Vivenciando a piscicultura na prática”, “Casqueamento de equinos”, “Manejo de Pastagens”, “Gestão de propriedades rurais”, “Maturação de carnes: princípios e técnicas”, “Ordenha na prática”, “Práticas zootécnicas na ovinocultura”, “Práticas na produção de frangos de corte”, “Transformando ideias em oportunidades de negócios”.
De acordo com a professora do campus Sena Madureira, Luciana Castello Branco, A Semana de Zootecnia, “é um evento muito especial, pois representa a integração entre a comunidade, produtores rurais e o Ifac. Isso é muito importante. Além disso, é um momento em que os alunos conhecem os futuros empregadores no município, e também a demanda dos produtores chega até nossos estudantes, o que contribuiu para que eles vivenciem o que pode ocorrer no mercado de trabalho”.
Além de estudantes, servidores e produtores locais, a abertura da Semana Acadêmica de Zootecnia, que aconteceu na noite desta quarta-feira (15.05), contou também com a presença da reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, e do secretário municipal de Cultura, Ecinário Carvalho, que participou do evento representando o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim.
“Participo da Semana Acadêmica de Zootecnia desde o seu início em 2017 e a cada ano o evento vem se aprimorando. Lembro da 1ª edição, que foi realizada no auditório da Escola Dom Júlio. Um espaço que não era nosso, mas o empenho em realizar o evento era o mesmo. Professores, alunos, a comunidade, os palestrantes, as instituições parceiras, sempre fazendo seu melhor. Me lembro com alegria desse momento, mas agora muito mais, pois estamos na nossa casa. Queria parabenizar a todos pelo evento e que aproveitem as atividades que serão realizadas, pois são discussões que farão diferença na formação de todos”, ressaltou a reitora do Ifac.
Para Ecinário Carvalho, o evento acadêmico contribui diretamente para com as ações do município. “Antes de tudo, queria agradecer a parceria que temos com o Ifac e reforçar que a Prefeitura de Sena Madureira estará sempre à disposição. O Ifac, desde que chegou em Sena Madureira, tem trazido muitos benefícios para a comunidade. Eventos, como a Semana Acadêmica de Zootecnia, sempre contribuem para com a nossa cidade e também com o setor rural, que é bem produtivo no nosso Estado”.
Após a abertura oficial, foi realizada a Mesa Redonda com o tema “Perspectiva para a produção animal n o Estado do Acre”, mediada pelo prof. Paulo Márcio Beber e contou com as presenças do chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa-Acre, Bruno Pena Carvalho, do médico veterinário da Secretaria de Produção e Agronegócio (SEPA), Edvan Maciel de Azevedo, e do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC), Fernando Zamora.

Nesta sexta-feira (17.05), serão realizadas as palestras: “Desejos de criação e manutenção dos negócios com produção de ovos no acre”, “Produção de bovinos de corte à pasto”, Efeito da dieta sobre o rendimento e qualidade de carcaça”, “Conhecimento à assistência técnica e gerencial do Senar”, “Empreendedorismo no Acre”, “Legislações da área animal”. As atividades são gratuitas e abertas a toda comunidade.
O evento se encerra no dia 18 de maio com o 2º Bailão da Zootecnia, que acontecerá na AABB de Sena Madureira, a partir das 22h.

